Geral

InfoGripe

Fiocruz alerta para alta de casos de SRAG causados por VSR e influenza A

Queda em casos de covid-19 contrasta com aumento em síndromes respiratórias agudas graves.

Por Redação com Agência Brasil 20/04/2024 10h10
Fiocruz alerta para alta de casos de SRAG causados por VSR e influenza A
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta semana, destacou o aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente devido ao vírus sincicial respiratório (VSR) e à influenza A, o vírus da gripe. Além disso, o boletim também relatou uma queda nos casos de covid-19, com alguns estados apresentando estabilidade.

Nas últimas quatro semanas, 54,9% dos casos de síndromes respiratórias foram causados por vírus sincicial respiratório, enquanto 20,8% foram por influenza A. Em relação às mortes, esses dois vírus são os mais frequentes. Segundo o boletim, as mortes associadas à gripe estão se aproximando das mortes causadas pela covid-19 devido à diferença na redução dos casos de covid-19 e no aumento dos casos de influenza. Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, enfatizou a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de prevenir formas graves da doença. "A vacina da gripe, assim como a vacina da covid, é crucial para reduzir o risco de agravamento de um resfriado, que pode resultar em internações e até, eventualmente, em mortes. Portanto, a vacinação é fundamental", afirmou, conforme publicação da Fiocruz.

O levantamento também apontou que 20 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de SRAG a longo prazo, incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu