Geral
Fiocruz alerta para alta de casos de SRAG causados por VSR e influenza A
Queda em casos de covid-19 contrasta com aumento em síndromes respiratórias agudas graves.
O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta semana, destacou o aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente devido ao vírus sincicial respiratório (VSR) e à influenza A, o vírus da gripe. Além disso, o boletim também relatou uma queda nos casos de covid-19, com alguns estados apresentando estabilidade.
Nas últimas quatro semanas, 54,9% dos casos de síndromes respiratórias foram causados por vírus sincicial respiratório, enquanto 20,8% foram por influenza A. Em relação às mortes, esses dois vírus são os mais frequentes. Segundo o boletim, as mortes associadas à gripe estão se aproximando das mortes causadas pela covid-19 devido à diferença na redução dos casos de covid-19 e no aumento dos casos de influenza. Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, enfatizou a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de prevenir formas graves da doença. "A vacina da gripe, assim como a vacina da covid, é crucial para reduzir o risco de agravamento de um resfriado, que pode resultar em internações e até, eventualmente, em mortes. Portanto, a vacinação é fundamental", afirmou, conforme publicação da Fiocruz.
O levantamento também apontou que 20 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de SRAG a longo prazo, incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



