Geral

Sustentabilidade

Japão lidera economia circular e inspira o mundo

Sociedade japonesa adota modelo de reciclagem avançado, servindo de exemplo para o Brasil e além.

Por Redação com Assessoria 13/05/2024 16h04
Japão lidera economia circular e inspira o mundo

Com altos índices de reciclagem de lixo eletrônico e reaproveitamento de recursos, o Japão desponta como um modelo de economia circular para o mundo, especialmente para países como o Brasil.

Segundo o relatório das Nações Unidas Global E-waste Monitor (GEM), o Japão é o maior reciclador de aparelhos eletrônicos da Ásia, com um aproveitamento de 23,25% dos 2,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico produzido em 2022.

Além da necessidade por recursos naturais e espaço demográfico limitados, o Japão abraçou a cultura da circularidade. Políticas públicas avançadas direcionam a produção industrial e coleta de resíduos, enquanto a educação desde a infância enfatiza a importância da sustentabilidade.

Vinicius Saraceni, idealizador do Movimento Circular.

Vinicius Saraceni, Diretor Geral do Movimento Circular, destaca a participação da sociedade japonesa na criação de uma economia circular. Sua experiência no Japão será compartilhada no Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios – CICLOS, em maio, em Cuiabá (MT).

No Brasil, o desafio da transição para uma sociedade circular envolve regulação, cultura e investimento. Enquanto as políticas públicas começam a dar os primeiros passos, é necessário um esforço conjunto do governo, sociedade e setor produtivo para promover mudanças culturais e comportamentais em direção à sustentabilidade.

Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje 2 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu