Geral

Política

Magda Chambriard próxima de assumir presidência da Petrobras

Indicação avança nas etapas de governança e pode ser aprovada ainda esta semana.

Por Redação com Agência Brasil 21/05/2024 15h03
Magda Chambriard próxima de assumir presidência da Petrobras
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A indicação de Magda Chambriard para os cargos de presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras está avançando pelas etapas de governança interna da estatal. Após passar pelas análises das áreas de Integridade e Recursos Humanos, o processo chegou agora à avaliação dos comitês de Elegibilidade e de Pessoas. Se essa etapa for concluída até sexta-feira (24), o nome de Chambriard poderá ser apreciado pelo Conselho de Administração no mesmo dia.

Em comunicado divulgado na semana passada, a Petrobras confirmou que o Conselho de Administração avaliará tanto a indicação de Chambriard como membro do colegiado quanto sua eleição como presidente da companhia. A nota esclarece que não é necessária a convocação de assembleia de acionistas para esses procedimentos.

Posse Imediata


Ainda não está confirmado se, caso seja aprovada na sexta-feira, Chambriard tomará posse imediatamente. Normalmente, o processo de análise leva até 15 dias, mas a análise pode ocorrer em prazo menor, como já aconteceu com o ex-presidente Jean Paul Prates, cujo mandato foi encerrado antecipadamente na semana passada. Em reunião na quarta-feira passada (15), o Conselho aprovou a saída negociada de Prates, que também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração.

Nomeações Interinas


Com a vacância na presidência da Petrobras, a diretora executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, foi nomeada presidente interina. Essa nomeação segue o Estatuto Social da companhia e permanece até a eleição e posse da nova presidente.

Na mesma reunião, o Conselho de Administração destituiu Sergio Caetano Leite do cargo de diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, nomeando interinamente o gerente executivo de Finanças, Carlos Alberto Rechelo Neto, para o posto até a eleição de um novo diretor.

Desde 2015, o processo de governança da Petrobras exige que todas as indicações para a presidência e diretorias passem por rigorosas avaliações. "Nossa equipe agiu de forma preventiva. Tudo foi conversado com as pessoas que estavam no local. A negociação para saída foi acertada e tivemos um excelente resultado, que na prática vai beneficiar toda comunidade da região, com creches e outros equipamentos públicos para o uso comum”, afirmou a secretária de Planejamento, Paula Dantas, destacando a importância desse rigor para a transparência e integridade da gestão na estatal.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu