Geral

PEC em Pauta

Municípios brasileiros se unem contra as mudanças climáticas

CNM anuncia criação de fundo gerido por consórcio nacional para combater efeitos do clima nas cidades.

Por Redação com Agência Brasil 21/05/2024 16h04
Municípios brasileiros se unem contra as mudanças climáticas
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) lançou um plano ambicioso durante a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O presidente da instituição, Paulo Ziulkoski, revelou a proposta de emenda à Constituição que promete revolucionar a forma como as cidades enfrentam as mudanças climáticas.

"É o velho ditado, pensa globalmente e age localmente. Todo cobram da gente e os municípios estão desestruturados", destacou Ziulkoski, ressaltando a necessidade de ações concretas em nível local.

A PEC, elaborada em colaboração com o deputado federal Gilson Daniel, visa criar o Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Climática Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática. Este último seria gerido por um consórcio nacional formado pelos próprios municípios.

De acordo com Ziulkoski, a proposta requer que municípios, estados e União destinem 3% da arrecadação do IPI e do Imposto de Renda para o fundo, totalizando cerca de R$ 25 bilhões anuais. Esses recursos serão direcionados exclusivamente para ações de prevenção e enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas, fora do Orçamento Geral da União.

A iniciativa surge em resposta a um levantamento da CNM, que revelou que quase 70% dos municípios brasileiros nunca receberam recursos para lidar com eventos climáticos extremos. Com a proposta pronta para ser protocolada, espera-se uma resposta imediata do Congresso Nacional para enfrentar esse desafio urgente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu