Geral
Prazo para Renegociação de Dívidas do Fies é Estendido
Adesão ao Desenrola Fies vai até 31 de agosto devido à baixa procura e calamidade no RS.
O prazo para adesão ao programa Desenrola Fies, que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi estendido por três meses, agora até 31 de agosto. Inicialmente, o período para que estudantes tivessem condições especiais para quitar ou estender o prazo de parcelamento das dívidas terminaria nesta sexta-feira (31).
Segundo o Comitê Gestor do Fies, a decisão de prolongar o prazo se deve à baixa adesão ao programa e à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas. Em nota divulgada nesta quarta-feira (29), o comitê informou que apenas 22,8% das adesões estimadas foram efetivadas, sendo que no Rio Grande do Sul, as adesões chegaram a 26,8%. “Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens devido ao alagamento de suas casas”, explicou o comitê.
Alteração Oficial do Prazo
A resolução que oficializa a extensão do prazo foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. As regras para a renegociação permanecem as mesmas: o contrato de financiamento deve ter sido celebrado até 2017 e estar com débito em aberto até 30 de junho de 2023.
O Fies, criado em 2001, tem como objetivo facilitar a permanência e conclusão de cursos de graduação para estudantes de baixa renda em instituições privadas. Desde 2018, o programa oferece juros zero para estudantes de menor renda familiar e uma escala de financiamento para famílias com renda de até três salários mínimos.
Para se inscrever no Desenrola Fies, os estudantes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de notas igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



