Geral
Golpe do Pix Errado: Como Funciona e Como se Proteger
Aumentam os relatos de fraudes envolvendo transferências errôneas pelo Pix; saiba como evitar cair nesse golpe.
À medida que o Pix se populariza como meio de pagamento e transferência, também crescem os casos de golpes, como o do Pix errado, que tem chamado atenção nas redes sociais. O golpe envolve transferências para contas de vítimas seguidas de tentativas de convencimento para devolver o dinheiro para outra conta, utilizando-se de técnicas persuasivas.
Segundo relatos, os criminosos entram em contato com a vítima, muitas vezes pelo próprio número de telefone usado como chave Pix, e solicitam a devolução do valor transferido por engano. Usualmente, pedem que o dinheiro seja enviado para uma conta diferente da inicialmente usada para a transferência.
O perigo reside no fato de que o dinheiro realmente aparece na conta da vítima, levando-a a acreditar que houve um engano genuíno. Ao devolver o valor para a conta indicada, a vítima realiza uma segunda transferência, caindo no golpe.
Para dificultar ainda mais, os golpistas utilizam o Mecanismo Especial de Devolução (Med) do Pix, criado para facilitar devoluções em casos de fraude. Eles acionam esse mecanismo alegando terem sido enganados, o que pode resultar na retirada forçada do dinheiro da conta da vítima, mesmo após ela ter devolvido o valor.
O Banco Central orienta que, em caso de receber um Pix por engano, a devolução deve ser feita diretamente pelo aplicativo do banco, utilizando a opção "devolver". Esse procedimento estorna o valor para a conta que originou o Pix, desconfigurando tentativas de fraude.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) propôs ao Banco Central o Med 2.0, uma atualização que permitirá o bloqueio do dinheiro em mais camadas de contas, dificultando a distribuição rápida dos recursos por criminosos.
É fundamental que os usuários estejam atentos e sigam as orientações dos bancos para evitar cair em golpes envolvendo o Pix.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



