Geral

Cooperação Nuclear

Brasil e EUA renovam acordo de cooperação nuclear

Parceria reforça segurança e proteção no setor nuclear por mais cinco anos.

Por Redação com Embaixada EUA 18/09/2024 16h04
Brasil e EUA renovam acordo de cooperação nuclear
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, e o presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC), Christopher Hanson, renovaram o acordo de cooperação nuclear entre os dois países. O documento foi assinado em Viena, durante a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e terá validade de mais cinco anos.

O acordo, que existe desde 1976, estabelece diretrizes para cooperação em segurança nuclear, proteção ambiental e assuntos regulatórios. “Esta parceria é de extrema relevância”, destacou Rondinelli, reforçando que a renovação vai facilitar o licenciamento de novos reatores, como os Pequenos Reatores Modulares (SMRs), e a extensão da vida útil das usinas nucleares já existentes.

A parceria entre Brasil e Estados Unidos na área nuclear é considerada estratégica para garantir a proteção das pessoas e do meio ambiente. Segundo Rondinelli, o acordo "ressalta a importância da colaboração que data da época em que nossos dois países estabeleceram relações, em 1824".

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu