Geral
Moraes Rejeita Recursos do X e Discord Contra Bloqueio de Monark
Ministro mantém suspensão e multa de R$ 300 mil ao influenciador por "notícias fraudulentas" sobre eleições de 2022.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (20) pela rejeição dos recursos apresentados pelas redes sociais X e Discord contra a decisão que determinou o bloqueio dos perfis do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. O influenciador é investigado por supostamente disseminar "notícias fraudulentas" sobre as eleições de 2022.
Em 2022, Moraes havia determinado a suspensão das redes sociais de Monark e aplicado uma multa de R$ 300 mil, além de ordenar o bloqueio das contas bancárias do influenciador. Segundo o ministro, as plataformas não têm legitimidade para recorrer das medidas aplicadas ao influenciador.
“É incabível ao recorrente opor-se ao cumprimento do bloqueio dos canais, perfis, contas, nos termos da decisão proferida nestes autos, eis que se trata de direito de terceiro investigado, e por não comportar recorribilidade pela via eleita”, afirmou Moraes em seu voto no julgamento virtual.
Julgamento Virtual
O julgamento ocorre na Primeira Turma do STF e será concluído na próxima sexta-feira (27). Durante a sessão virtual, os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico, sem a necessidade de deliberação presencial. Além de Moraes, participam da decisão os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
A decisão de Moraes reforça a postura rigorosa do STF em relação à disseminação de desinformação, especialmente em contextos eleitorais. O caso de Monark é um dos muitos que envolvem a atuação do tribunal para conter a propagação de conteúdos considerados prejudiciais ao processo democrático.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima