Geral
Radar inteligente no Brasil combate infrações de trânsito
Equipamento doppler identifica velocidade e infrações a até 100 metros de distância.
O Brasil já conta com um novo aliado na fiscalização de trânsito: o radar inteligente conhecido como doppler. Este equipamento é capaz de detectar infrações, como excesso de velocidade, a uma distância de até 100 metros, mesmo que o veículo tenha reduzido a velocidade ao se aproximar do radar. Com a implementação em 24 estados, essa tecnologia promete revolucionar a segurança nas estradas.
O radar doppler opera através da emissão contínua de ondas eletromagnéticas, que, ao serem refletidas pelos veículos, permitem calcular a velocidade por meio da alteração na frequência. A tecnologia começou a ser testada em Curitiba (PR) e São Paulo (SP) em meados de 2023 e já possui 730 equipamentos em funcionamento, cobrindo cerca de 1.700 faixas de trânsito.
Além de aumentar a eficácia do monitoramento, os radares doppler têm um impacto positivo na segurança viária. “Os benefícios vão além da simples redução de velocidade. Eles promovem uma condução mais segura e responsável”, afirmam especialistas. Entre os principais ganhos, destacam-se a redução de acidentes, a diminuição do uso de celulares ao volante e o maior respeito às sinalizações de trânsito.
A expectativa é que, com a expansão da utilização do radar doppler e o avanço da tecnologia, haja uma melhora significativa na segurança das vias brasileiras. O objetivo central não é punir motoristas, mas sim prevenir acidentes e fomentar um trânsito mais seguro para todos. “O Brasil está no caminho certo ao adotar tecnologias inovadoras”, concluem os especialistas.
Com essa nova ferramenta, espera-se que os motoristas fiquem mais conscientes de seus comportamentos ao volante, contribuindo para um ambiente mais seguro nas estradas e ruas do país.
*Terra Brasil Notícias
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima