Geral
Ministro da Educação anuncia novidades para o Enem 2025
MEC publicou no Diário Oficial da União nesta sexta (23) portaria que detalha a volta da certificação a partir do Enem deste ano
Em vídeo publicado nas redes sociais na quinta-feira (23), o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou duas grandes novidades para o Enem 2025. Uma das foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23) que estabelece a volta da certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
O Enem tinha deixado de ter essa função em 2017, durante o governo Temer, e as pessoas buscavam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o diploma.
Para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência, o participante deve cumprir dois requisitos: ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame; atingir, em cada área do conhecimento, a pontuação correspondente ao padrão de desempenho básico definido pelo Inep.
A segunda novidade é de que os concluintes de escolas públicas terão pré-inscrição feita, a medida quer para estimular a participação dos estudantes.
Inscrições
As inscrições do Enem 2025 serão abertas de 26 de maio a 6 de junho e deverão ser realizadas na Página do Participante. As provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 9 e 16 de novembro.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



