Geral

Luto

Fotojornalista Sebastião Salgado morre aos 81 anos

Profissional é considerado um dos melhores fotógrafos do mundo

Por Redação com agências 23/05/2025 12h12
Fotojornalista Sebastião Salgado morre aos 81 anos
Sebastião Salgado - Foto: Brittanica Escola

Morreu, nesta sexta-feira (23), Sebastião Salgado, ícone da fotografia. O fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro tinha 81 anos e era natural de Aimorés, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo.

"Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", diz o texto.

Reconhecido mundialmente por seu trabalho documental em preto e branco, Salgado retratou com intensidade a vida de trabalhadores, refugiados, populações indígenas e a relação entre o homem e a natureza. Economista de formação, ele iniciou a carreira na fotografia nos anos 1970 e se destacou por projetos de longo prazo, como Trabalhadores (1993), Êxodos (2000) e Gênesis (2013).

Salgado era formado em economia, mas descobriu sua verdadeira paixão - a fotografia - em 1973. Desde então, nunca mais deixou esse mundo. Em 1998, ao lado da esposa Leila, fundou o Instituto Terra, em sua luta pelo reflorestamento da Amazônia brasileira e do planeta em geral.

Em 2015, teve sua trajetória contada no documentário “O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders e por seu filho, Juliano Salgado. 


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu