Geral

Crime de ódio

Governo manifesta satisfação após condenação de torcedores na Espanha por racismo contra Vini Jr

Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (24) repercutindo a decisão

Por Redação com agências 24/05/2025 15h03
Governo manifesta satisfação após condenação de torcedores na Espanha por racismo contra Vini Jr
Foto: Reprodução/Real Madrid

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (24) mostrando 'satisfação' do governo Lula com a condenação de cinco torcedores espanhóis por atos racistas praticados, em 2022, contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. 

Nesta semana, o Ministério Público da Espanha homologou a sentença de um ano de prisão para cinco torcedores do Valladolid por ataques racistas contra o jogador brasileiro.

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, da decisão proferida em 21 de maio pelo Tribunal Provincial de Valladolid, Espanha, que resultou na condenação de cinco torcedores do Real Valladolid por injúrias raciais dirigidas ao jogador brasileiro Vinicius Jr., em partida realizada em 2022", afirmou o Itamaraty.

O governo acrescentou ainda que a decisão representa um marco contra o racismo. "Essa decisão de primeira instância representa marco importante na luta contra o racismo e a discriminação racial, por constituir a primeira sentença condenatória proferida na Espanha a reconhecer, como crime de ódio, manifestações de violência racista em estádios de futebol. Graças ao empenho de autoridades governamentais e esportivas, outros torcedores já foram sancionados por manifestações racistas em estádios", celebrou o governo.

Nos últimos anos, diversos casos de racismo têm sido registrado no futebol contra jogadores brasileiros. Nesse cenário, um dos principais alvos desses ataques tem sido o atacante Vini Jr., do Real Madrid.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu