Geral

Prazo está quase no fim

15,2 milhões de brasileiros ainda não declararam Imposto de Renda

Data-limite para enviar declaração acaba na sexta-feira (25)

Por Redação com agências 25/05/2025 10h10
15,2 milhões de brasileiros ainda não declararam Imposto de Renda
Foto: Divulgação

De um total de 46,2 milhões de declarações de Imposto de Renda, apenas 31,03 milhões foram entregues à Receita Federal. Ou seja, o Fisco ainda espera receber 15,2 milhões de documentações referentes a este ano. O prazo termina nesta sexta-feira (30), às 23h59.

Os que ainda não enviaram o imposto de renda, há apenas uma semana restante para entrega. Existe duas maneiras para realizar a declaração, seja por meio da plataforma e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal), de forma on-line, sem a necessidade de baixar ou instalar programa ou pelo aplicativo da Receita, indicado para celulares e tablets. O novo APP encontra-se no site da própria Receita para download.

O contribuinte pode fazer o preenchimento com base na própria declaração do ano anterior. Informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas, mas precisarão ser atualizadas (disponível no programa para computador).

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2025?
De acordo com as novas normas, estão obrigados a declarar o Imposto de Renda em 2025 os residentes no Brasil que, ao longo de 2024, tiveram rendimentos superiores a R$ 33,8 mil. Todas as regras estão no site da Receita Federal.

Calendário de restituições do Imposto de Renda 2025
O calendário de restituições é dividido em cinco lotes, pagos de maio a setembro. Contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem PIX para restituição terão prioridade no recebimento.

1º LOTE: 30 de maio;
2º LOTE: 30 de junho;
3º LOTE: 31 de julho;
4º LOTE: 20 de agosto;
5º LOTE: 30 de setembro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu