Geral

Guerra na Ucrânia

"Silêncio dos EUA encoraja Putin", diz Zelensky após ataques

Segundo bombardeio em larga escala em duas noites consecutivas ocorreu mesmo com a realização da maior troca de prisioneiros entre Moscou e Kiev desde 2022

Por Redação com agências 25/05/2025 16h04
'Silêncio dos EUA encoraja Putin', diz Zelensky após ataques
Foto: Reprodução/Valor Econômico

A Rússia lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia durante a madrugada deste domingo (25), visando a capital Kiev e outras regiões.  O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou os Estados Unidos por seu silêncio. 

"O mundo pode sair de férias, mas a guerra continua, apesar dos fins de semana e dias úteis. Isso não pode ser ignorado. O silêncio dos Estados Unidos e de outros países no mundo só encoraja Putin", escreveu Zelensky na rede social X, antigo Twitter.

O maior bombardeio com drones e mísseis da guerra contra a Ucrânia matou pelo menos 12 pessoas e ferindo dezenas em horas de ofensiva em cidades e vilarejos por todo o país. Entre os mortos estavam três crianças da mesma família na região de Zhytomyr, segundo o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko.

Imagens e vídeos divulgados pelos serviços de emergência da Ucrânia indicam a dimensão da devastação na manhã de domingo. Eles mostraram bombeiros lançando água sobre um prédio residencial na cidade de Mykolaiv, no sul do país, cujo telhado havia sido destruído, com vigas quebradas apontando para o céu como costelas partidas.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, escreveu em uma publicação no X que esta é “uma manhã de domingo difícil na Ucrânia, após uma noite sem dormir”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu