Geral
Anvisa proíbe três marcas de 'café fake' após detectar toxina em produtos
As marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial alvo da Anvisa já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) por serem considerada impróprias para consumo
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação e a venda de três marcas de café em pó após inspeções constatarem a presença da toxina ocratoxina A, substância imprópria para o consumo humano. As marcas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial.
As marcas alvo da medida da Anvisa já haviam sido consideradas impróprias para o consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no mês de março. Os produtos também apresentaram matérias estranhas e impurezas, além de irregularidades na rotulagem.
Análises laboratoriais do Ministério da Agricultura detectaram ainda a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, que é de 1%, segundo a legislação:
matérias estranhas são pedras, areia, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, como de erva daninhas;
e impurezas são galhos, folhas e cascas.
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso, as três marcas não têm café em sua composição e são feitas de “lixo da lavoura”.
A resolução da Anvisa determina a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Todos os lotes devem ser recolhidos dos pontos de venda.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



