Geral

Gesto de apio

Lula presta solidariedade a Cristina Kirchner, condenada por corrupção

Presidente fez postagem no X informando a ligação para a ex-presidente da Argentina

Por Redação com agências 12/06/2025 12h12
Lula presta solidariedade a Cristina Kirchner, condenada por corrupção
Lula, presidente do Brasil - Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na tarde desta quarta-feira (11) para a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, após sua condenação a seis anos de prisão por corrupção. Em um gesto de apoio, o petista expressou sua solidariedade e pediu para que Cristina permanecesse firme nesse momento difícil.

“Telefonei para a companheira Cristina Kirchner e manifestei toda a minha solidariedade. Falei da importância de que se mantenha firme nesse momento difícil”, afirmou o presidente em post no X.

Diferente de outros aliados, Lula ainda não havia se manifestado publicamente sobre a sentença de Cristina, que foi condenada em 2022 por seu envolvimento em um esquema de desvio de recursos de obras públicas na província de Santa Cruz, reduto político do kirchnerismo. A Suprema Corte argentina confirmou sua sentença na última terça-feira (10), rejeitando um recurso da ex-presidente e mantendo a condenação por unanimidade. Além da prisão, Cristina Kirchner foi também inabilitada permanentemente para exercer cargos públicos.

Lula destacou a postura serena e determinada de Cristina diante da condenação: “Notei com satisfação a maneira serena e decidida com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a continuar lutando”, disse o presidente. Lula tem uma relação histórica com a família Kirchner, sendo aliado do falecido ex-presidente Néstor Kirchner, marido de Cristina, que governou a Argentina entre 2003 e 2007.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu