Geral

Luto

Morre Cícero Sandroni, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, aos 90 anos

De acordo com a ABL, Sandroni morreu em casa, no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, em decorrência de um choque séptico causado por uma infecção urinária

Por Redação com agências 17/06/2025 11h11
Morre Cícero Sandroni, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, aos 90 anos
Cícero Sandroni - Foto: Raquel Cunha

O jornalista e escritor Cícero Sandroni, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), faleceu na manhã desta terça-feira (17), aos 90 anos. Ele ocupava a cadeira número 6 da instituição.

De acordo com a ABL, Sandroni morreu em casa, no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, em decorrência de um choque séptico causado por uma infecção urinária. O velório será realizado nesta quarta-feira (18), na sede da Academia.

Ele presidiu a ABL entre 2008 e 2009, após ser eleito por unanimidade e tomar posse em 13 de dezembro de 2007.

Sandroni iniciou sua carreira jornalística em 1954 na Tribuna da Imprensa. Atuou também no Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, onde se destacou na cobertura de política internacional — como na visita histórica de Nikita Kruschev à ONU.

Natural de São Paulo, Sandroni vivia no Rio de Janeiro. Era casado com Laura Constância de Athayde Sandroni e deixa cinco filhos — Carlos, Clara, Eduardo, Luciana e Paula —, além de um neto, Pedro.

Trajetória
Durante o regime militar, voltou à Tribuna da Imprensa e ao O Cruzeiro. Em parceria com Odylo Filho, Álvaro Pacheco e o diplomata Pedro Penner da Cunha, fundou uma gráfica que publicou as primeiras edições da revista literária Ficção.

Em 1965, participou de uma conferência de jornalistas em Bonn, na Alemanha, que resultou na criação da agência internacional Interpress Service, da qual se tornou diretor no Brasil. Naquele mesmo ano, retornou ao Correio da Manhã, onde assinava a coluna diária Quatro Cantos!, crítica ao regime militar.

Fundou também a editora Edinova, pioneira na publicação de literatura latino-americana, junto com Pedro Penner. Foi editor das revistas Fatos e Fotos, Manchete e Tendência, colaborando ainda com a revista Elle e escrevendo resenhas literárias para O Globo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu