Geral

Operação da PF

Universitário alvo de ação antiterrorismo no ES elogiava serial killer e o Hamas

Embora tenha sido detido, o universitário não permaneceu preso

Por Redação com Folha Vitória 19/06/2025 12h12 - Atualizado em 19/06/2025 13h01
Universitário alvo de ação antiterrorismo no ES elogiava serial killer e o Hamas
Sede da Polícia Federal - Foto: Divulgação

Um universitário de 33 anos é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de promover apologia ao terrorismo e realizar ameaças contra professores e colegas em uma faculdade de São Mateus, no norte do Espírito Santo. A operação ocorreu na última segunda-feira (16), após a instituição de ensino denunciar mensagens com conteúdo violento e extremista.

De acordo com o delegado federal Leonardo Guimarães, o estudante publicava em suas redes sociais conteúdos exaltando o grupo Hamas e o serial killer norte-americano Charles Manson. Além disso, chegou a modificar seu perfil acadêmico, se autodenominando “membro do Hamas” e afirmando que realizaria ataques dentro da faculdade, inclusive com horário marcado.

Nas mensagens, o suspeito fez ameaças explícitas, afirmando que “degolaria pessoas, inclusive deficientes”. O conteúdo causou pânico na instituição e afetou o funcionamento das atividades acadêmicas.

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do investigado, onde foram recolhidos um celular, um computador e anotações. Todo o material será analisado para verificar a participação de outras pessoas, especialmente em ambientes virtuais.

Embora tenha sido detido, o universitário não permaneceu preso. Segundo o delegado, foi apresentado um laudo médico alegando problemas psiquiátricos, mas a autenticidade do documento ainda está sob análise.[

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu