Geral

Diplomacia

Lula se prepara para mais uma jornada internacional

Além do encontro oficial, Lula pretende visitar a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar

Por Redação com agências 20/06/2025 10h10
Lula se prepara para mais uma jornada internacional
Na ocasião, o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco sul-americano - Foto: REUTERS/Adriano Machado

Após retornar do Canadá, onde participou da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem novo compromisso internacional marcado: ele deve viajar a Buenos Aires, na Argentina, nos dias 2 e 3 de julho, para participar da cúpula de chefes de Estado do Mercosul. Na ocasião, o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco sul-americano.

Além do encontro oficial, o petista pretende visitar a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar. 

No entanto, a visita depende de autorização judicial, já que Kirchner está legalmente impedida de receber visitas sem permissão prévia.

Viagens internacionais

Desde o início de seu terceiro mandato, em 2023, Lula já realizou visitas oficiais a 36 países. Só em 2025, o presidente passou por nações como Uruguai, Japão, Vietnã, Honduras, Vaticano, Rússia, China, França, Mônaco e, recentemente, o Canadá.

A frequência das viagens internacionais tem sido alvo de discussões dentro do governo. Segundo revelou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, ministros do Palácio do Planalto e lideranças do PT têm divergido sobre os efeitos políticos das constantes ausências do presidente no Brasil.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu