Notícias

Tempo

Parque Nacional do Itatiaia registra -7,6°C e tem a temperatura mais baixa do ano no Brasil

Mínima foi registrada entre 5h e 6h deste sábado na estação do Inmet, que está a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

Por Redação 21/05/2022 14h02 - Atualizado em 21/05/2022 15h03
Parque Nacional do Itatiaia registra -7,6°C e tem a temperatura mais baixa do ano no Brasil
Parque Nacional de Itatiaia - Foto: Divulgação

Há quem diga que no estado do Rio de Janeiro não faz frio. Não só faz, como teve a temperatura mais baixa do ano no Brasil na manhã deste sábado (21). O Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio, registrou -7,6°C entre 5h e 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na estação do Campo Belo, não oficial, os termômetros marcaram -9,2°C. Na sexta, a mesma estação registrou -8,3°C e ficou "tudo congelado". A estação do Campo Belo fica em um local mais úmido e frio, abaixo da estação do Inmet, que está a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

De acordo com o diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Luiz Aragão, com o frio, um fenômeno chamado sincelo.

Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo, o sincelo acontece quando o nevoeiro congela. Isso é comum quando há uma massa de ar polar, combinada com temperaturas abaixo de 0°C.

"O sincelo é uma formação que não tem nada a ver com a neve e também com o granizo. Ele é mais ou menos parecido com a geada. A geada é quando o ar da superfície passa do estado gasoso direto para o estado sólido, que é o estado de gelo. No caso do sincelo, nós tivemos a formação do nevoeiro e, depois, o congelamento deste nevoeiro", explicou a meteorologista.

Recorde do Parque Nacional não foi batido

O frio, porém, não é o mais intenso registrado no Parque Nacional do Itatiaia. Na madrugada do dia 1° de julho do ano passado, a reserva registrou a temperatura mais baixa de sua história: -9,9°C. A medição foi feita pela estação do Inmet.

Na ocasião, a estação de Campo Belo registrou -12°C já durante a manhã — não houve medições na madrugada, quando a estação chegou a congelar. Segundo a medição da estação do Campo Belo, o Parque Nacional do Itatiaia teria registrado ainda a noite mais fria do ano no país. A temperatura estava tão baixa que foi suficiente para congelar uma camisa molhada.

*Com G1

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu