Notícias

Técnico do Penta

Com Felipão, Athletico encerra tabu e passa às quartas de final da Libertadores após 17 anos

Furacão empata no fim com o Libertad, no Paraguai, e consegue classificação suada. Athlet

Por Com ge 06/07/2022 11h11 - Atualizado em 06/07/2022 11h11
Com Felipão, Athletico encerra tabu e passa às quartas de final da Libertadores após 17 anos
Felipão comanda o Furacão - Foto: Heuler Andrey/Getty Images

O Athletico buscou o empate em 1 a 1 no fim com o Libertad-PAR na terça-feira, no Defensores Del Chaco, e avançou para as quartas de final da Libertadores. O clube brasileiro não chegava nesta fase há 17 anos.

A última vez que o time rubro-negro esteve nas quartas foi em 2005, quando passou por Santos, depois Chivas nas semifinais e só foi parado pelo São Paulo na final.

O Furacão, assim, superou o trauma de ser eliminado nas oitavas nas últimas três participações na competição: Santos (2017), Boca Junior (2019) e River Plate (2020). Já em 2014 caiu na fase de grupos.

O Athletico enfrenta quem avançar de Fortaleza e Estudiantes. Os times empataram em 1 a 1, no Castelão. A volta é na quinta-feira, às 21h30, em Buenos Aires. As quartas de final estão previstas de 2 a 4 de agosto (ida) e 9 a 11 de agosto (volta). A equipe de melhor campanha decide em casa. No total, o Furacão tem 14 pontos, enquanto o time argentino possui 13 e o Tricolor de Aço soma 11.

"Quando a gente consegue dar passos que não foram passados há tantos anos, e o clube consegue, é uma felicidade muito grande. A emoção que sinto é de estar revivendo grandes trabalhos que já fiz em outros clubes", disse Felipão em entrevista coletiva.

Classificação pela mão de Felipão

A classificação passou pela chegada de Felipão, anunciado no começo de maio, na vaga de Fábio Carille. O treinador de 73 anos pegou o time atleticano na lanterna do grupo B, com quatro pontos, atrás de Caracas, The Strongest e Libertad.

Sob seu comando, o Athletico fez o dever de casa nas duas rodadas finais e venceu o Libertad por 2 a 0 e o Caracas por 5 a 1, ambos na Arena da Baixada. As vitórias garantiram o clube na fase mata-mata com a segunda colocação, atrás do time paraguaio por um gol no saldo.

Além da Libertadores, Felipão também embalou o Furacão na temporada. A equipe tem vantagem nas oitavas de final diante do Bahia após vitória por 2 a 1, fora de casa, e assumiu a vice-liderança do Brasleirão, a dois pontos do Palmeiras.

A única derrota do treinador foi em 14 de maio para o Fluminense, em Volta Redonda, em sua estreia na Série A. No geral, em 16 jogos, são 11 vitórias, quatro empates e um derrota. O aproveitamento é de 77%.

Em Assunção, a classificação foi no sufoco. O jogo começou aberto, como aconteceu na Arena da Baixada. Caballero obrigou Bento a fazer defesa em chute de dentro da área, enquanto Samudio pegou rebote de primeira para fora.

Com espaço para jogar, o Athletico teve a chance mais clara. Erick recebeu de Vitor Roque e cara a cara com o goleiro, bateu cruzado para grande defesa com a mão de Martín Silva. Cuello também teve oportunidade na área e mandou por cima do travessão. Tudo isso em 10 minutos.

Após o início intenso, a partida teve uma certa queda e sem perigo de ninguém. O duelo caminhava para a igualdade quando Roque Santa Cruz passou como quis por Nico Hernández e Pedro Henrique e chutou cruzado na saída de Bento.

Diferente dos 45 minutos iniciais, Libertad e Athletico tiveram mais cautela na segunda etapa, em um jogo até certo ponto morno. O time paraguaio assustou em cabeçada de Roque Santa Cruz que Bento salvou, além de Bareiro que se enrolou para finalizar na área e deu tempo de Erick dar um carrinho para evitar.

Pouco inspirado, o Furacão respondeu em jogada individual de Vitor Roque para grande defesa de Martín Silva. No fim, contudo, dois jogadores que vieram do banco resolveram: Khellven bateu falta, Rômulo tentou duas vezes e marcou aos 44 minutos.

Foi um dos momentos mais fantásticos da minha carreira. Fazer um gol desse, porque nem sei que minuto era, para empatarmos e classificarmos, vai ficar marcado. Eu quero ficar na história do Athletico.

Campanhas do Athletico na Libertadores

2000: eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final
2002: eliminado na fase de grupos
2005: vice-campeão, derrotado pelo São Paulo na final
2014: eliminado na fase de grupos
2017: eliminado pelo Santos nas oitavas de final
2019: eliminado pelo Boca Juniors nas oitavas de final
2020: eliminado pelo River Plate nas oitavas de final
2022: classificado às quartas de final

O Athletico volta a campo contra o Goiás no sábado, às 20h30, na Serrinha, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Furacão é o vice-líder, com 27 pontos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu