Notícias

Mercado reduz previsão para inflação de 2022 pela sétima semana seguida

Banco Central divulga relatório semanal com perspectiva otimista de agentes financeiros sobre momento da economia do país

Por Revista Oeste 15/08/2022 13h01
Mercado reduz previsão para inflação de 2022 pela sétima semana seguida
Projeção de inflação do ano caiu para 7,02%, segundo analistas consultados - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta segunda-feira, 15, mais uma edição do Boletim Focus, com perspectivas atualizadas do mercado financeiro sobre a economia brasileira. Entre os destaques, os analistas reduziram de 7,11% para 7,02% a estimativa de inflação para 2022.

Esta foi a sétima queda seguida da projeção de inflação, no levantamento do Banco Central que ouviu mais de cem instituições financeiras. A tendência de declínio vem acontecendo em meio a recentes implementações de desonerações tributárias sobre combustíveis e energia.

A meta de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2022 é de 3,5% e vai ser considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%. O Banco Central já admitiu, no entanto, que vai estourar o teto da meta, assim como aconteceu em 2021.

Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação do Brasil registrou queda de quase 0,7% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 9 de agosto. A redução é a maior da série histórica iniciada em 1980.

No ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, aponta o levantamento do IBGE.

Ainda segundo o boletim do BC divulgado nesta segunda-feira, os economistas consultados passaram a projetar uma alta do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 2%, mesmo valor trabalhado pelo Ministério da Economia. Foi a sétima revisão para cima feita pelas instituições financeiras.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu