Notícias

Genial/Quaest: Bolsonaro cresce, chega a 39% e empata com Lula no Rio

Petista se manteve estável, enquanto o atual presidente subiu 5 pontos. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado na pesquisa, com 6%

Por Metropóle 18/08/2022 10h10
Genial/Quaest: Bolsonaro cresce, chega a 39% e empata com Lula no Rio

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18/8) indica que, no Rio de Janeiro, há um empate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno da disputa pela Presidência da República. Ambos os candidatos concentram 39% das intenções de voto na versão estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado).

No comparativo com a última pesquisa realizada pelos institutos, o petista se manteve estável, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição registrou crescimento de cinco pontos percentuais entre o eleitorado do estado (de 34% a 39%).

Bolsonaro e Lula são seguidos por Ciro Gomes (PDT), que tem 6% dos votos no estado. Na sequência, está Simone Tebet (MDB), com 2% dos votantes.

Os demais candidatos – Vera Lúcia (PSTU), Soraya Thronicke (União), Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) – não pontuaram.

Indecisos, brancos e nulos correspondem a 4% dos votos; 9% dos entrevistados disseram que não pretendem votar no primeiro turno destas eleições.

Foram entrevistadas mais de 1,5 mil pessoas residentes do estado, entre eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 12 a 15 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas face a face. A pesquisa está registrada no TSE e no TRE como BR 08389/2022 e RJ 07554/2022.