Notícias
Guia eleitoral em TVs e rádios tem início na próxima sexta-feira (26)
O candidato com maior tempo será Rodrigo Cunha (UB), com três minutos e quarenta e nove segundos. Já o menor tempo será de Luciano Almeida (PRTB), com dezenove segundos
O guia eleitoral gratuito na TV e no rádio para primeiro turno começará no dia 26 de agosto de 2022, uma sexta-feira.Os programas serão exibidos até o dia 29 de setembro de 2022, uma quinta-feira — três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro de 2022.
No rádio, o guia eleitoral será exibido de segunda a sábado, dividido em dois blocos: das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Nas segundas, quartas e sextas serão transmitidos os programas de senador, governador e deputado estadual. Nas terças, quintas e sábados vão ao ar os guias de presidente da República e deputado federal.
O guia eleitoral gratuito na TV também acontecerá sempre de segunda a sábado, dividido em dois blocos, pela tarde e pela noite. A duração dos programas varia em diferentes dias da semana. À tarde, o programa começa sempre às 13h. Já à noite, o guia tem início às 20h30. Nas terças, quintas e sábados, o guia eleitoral é mais longo, exibindo a campanha dos deputados federais e presidente da República. Nestes dias, o programa termina às 13h25 e às 20h55.Nas segundas, quartas e sextas vão ao ar os programas de senador, governador e deputado estadual. Nestes dias, a propaganda é um pouco menor menor, sendo exibidas até às 13h25, à tarde, e às 20h45, à noite.
Em Alagoas
Foi sorteado na tarde desta quinta-feira (18), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o tempo de TV e Rádio que cada candidato a governador terá direito no guia eleitoral. O candidato com maior tempo será Rodrigo Cunha (UB), com três minutos e quarenta e nove segundos. Já o menor tempo será de Luciano Almeida (PRTB), com dezenove segundos.
O guia eleitoral começa a ser exibido na próxima sexta-feira (26). A ordem de exibição do primeiro dia para o cargo de governador de Alagoas será a seguinte;
1- Cícero Albuquerque (PSOL)- 22 segundos
2- Paulo Dantas (MDB)- 2min 52seg
3-Rodrigo Cunha (UB)- 3min 49seg
4-Luciano Almeida (PRTB)- 19seg
5-Rui Palmeira (PSD)- 1min 35seg
6- Fernando Collor (PTB)- 1min
Na exibição do guia para o cargo de senador o maior tempo será de Davi Davino Filho (Progressistas). Houve debate durante o sorteio porque a coligação do candidato Davi Davino teria colocado partidos em sua composição, mas que, de fato, não estão, como é o caso do PL. Foi orientado que a chapa adversária que sentiu-se prejudicada entrasse com recurso.
A ordem de exibição do guia para o cargo de senador ficou a seguinte;
1- Davi Davino Filho (Progressistas)- 3min 04seg
2- Renan Filho (MDB)- 1min 26seg
3- Mário Agra (PSOL)- 15seg
4- Coronel do Valle (PROS)- 13seg
Presidenciáveis
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta sexta-feira (12), lista com a representatividade na Câmara dos Deputados das chapas que disputam a Presidência.
A tabela é utilizada para a divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O tamanho das bancadas define 90% do cálculo. Basicamente, quantos mais deputados, mais minutos tem o candidato à presidência.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, foi o que conseguiu a maior coligação, com 10 partidos (PT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV). Juntas, as legendas elegeram 140 deputados federais, 13 senadores e oito governadores em 2018. Com isso, Lula obteve o maior tempo de propaganda eleitoral. A tempo estimado de Lula será de 3 minutos e 20 segundos.
Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar após conseguir reunir em torno de sua candidatura três partidos (PL, Progressistas e Republicanos). Em 2018, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador. Com isso, Bolsonaro terá direito a 2 minutos e 40 segundos, além de 6 inserções diárias.
A senadora Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, contanto com o apoio de três partidos MDB, PSDB, Cidadania), podendo chegar a quatro já que o Podemos anunciou adesão à sua chapa. Juntas, essas legendas elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores em 2018.
A senadora Soraya Thronicke (UB) conta somente com o seu partido, o União Brasil, legenda resultante da fusão entre PSL e DEM, e que elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018.
O pedetista Ciro Gomes também não conseguiu se coligar e conta apenas com sua sigla. O PDT elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018. Com isso, o cearense está em quinto lugar no ranking das alianças partidárias de contará com cerca de 50 segundos de propaganda.
Confira o tempo estimado de TV de cada candidato:
Lula (PT): 3 minutos e 20 segundos;
Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 40 segundos;
Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 16 segundos;
Soraya Thronicke (UB): 2 minutos e 7 segundos;
Ciro Gomes (PDT): 50 segundos;
Luiz Felipe d’Avila (Novo): 19 segundos;
Eymael (DC): 8 segundos;
Vera Lúcia (PSTU): 7 segundos;
Sofia Manzano (PCB): 7 segundos;
Leonardo Péricles (UP): 7 segundos.
* Gazetaweb e Metrópoles
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus
-
Investigação
Passageiro diz à polícia que motorista não conhecia trajeto da Serra da Barriga
-
126 empregos
Unimed Maceió detalha etapas do processo seletivo para novo Hospital Gruta
-
18 mortes e mais de 20 feridos
Tragédia na Serra da Barriga: vivemos um luto coletivo, diz moradora de União dos Palmares