Notícias

Facilidade

Condutores de embarcações já podem fazer a emissão digital da habilitação

Existem mais de 900 mil condutores de embarcações esportivas ou recreativas atualmente no país

Por Redação com Assessoria 29/09/2022 16h04 - Atualizado em 29/09/2022 16h04
Condutores de embarcações  já podem fazer a emissão digital da habilitação

A partir desta segunda-feira (26/9), todos os 900 mil condutores amadores de embarcações do país passaram a contar com a Carteira de Habilitação de Amador (CHA) em formato digital e gratuito no aplicativo GOV.BR. O documento é exigido para condutores amadores de embarcações de esporte e/ou recreio. A emissão digital foi desenvolvida pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A carteira digital visa trazer agilidade, economia, segurança e praticidade para a vida dos condutores de embarcações, que não precisarão retornar às capitanias, delegacias e agências para recebê-la. Agora, após a conclusão do processo administrativo, o cidadão recebe uma mensagem SMS e um e-mail informando que sua CHA Digital já está disponível no aplicativo GOV.BR.

Com isso, não é mais necessário portar o documento em papel. Basta apresentá-lo no aparelho celular, quando necessário. São emitidas ou renovadas mensalmente, em média, nove mil Carteiras de Habilitação de Amador.

Segurança


A Carteira de Habilitação de Amador digital armazena os dados do condutor de forma criptografada, o que assegura sua autenticidade, evitando fraudes e falsificações. O documento possui um QR Code criptografado, similar ao empregado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que facilita a vida dos condutores e das autoridades de fiscalização.

Qualquer pessoa poderá verificar a autenticidade da CHA Digital por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, no Brasil e no exterior.

Como baixar o documento

A CHA Digital está disponível gratuitamente no aplicativo GOV.BR, encontrado nas lojas Google Play e Apple Store. Também é possível guardar o documento em formato PDF no smartphone, o que permite ao usuário economia com impressões, autenticação e digitalização de cópias. Para aqueles que preferirem portar o documento impresso, basta imprimi-lo em tamanho A4.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu