Notícias
Saiba quais os temas mais recorrentes em concursos públicos
Especialista destaca temas e assuntos mais frequentes nos certames para quem sonha com uma vaga no funcionalismo público
Ao longo da preparação para encarar um concurso público, muitos detalhes devem ser levados em consideração para alcançar o objetivo: a tão sonhada vaga no funcionalismo público. Para ter sucesso nesta jornada, planejamento é fundamental, bem como estar atualizado com os temas e assuntos mais frequentes nos certames realizados.
Traçar um plano de estudos é essencial para dar atenção às disciplinas e dedicar o tempo ideal para estudar cada uma delas. De acordo com a professora Mariana Falcão Bastos Costa, docente do curso de Direito da Unit Alagoas, olhar o edital com atenção é o primeiro passo para identificar as exigências e realizar o planejamento de estudo. “É no edital que o candidato irá identificar os assuntos exigidos no certame que está interessado em participar. Além disso, esse material traz informações sobre a quantidade de questões por tema e isso ajuda a dar uma ideia sobre quais matérias devem ser priorizadas nos estudos”, destaca.
Dedicar tempo para revisões do conteúdo estudado e a resolução de questões é outro ponto importante desta preparação. “No geral, as provas costumam cobrar as atualizações legislativas, ou seja, o que há de mudança na jurisprudência, mas o ideal é pegar um material base de estudo e revisar, fazer anotações e responder questões, além de fazer provas de concursos antigos para colocar em prática os conhecimentos que vem adquirindo ao longo do período de estudo. Outra dica é fazer simulados em casa, ou seja, sem interrupções ou intervalos, simulando assim, uma prova real. Para isso, pegue uma prova anterior que foi aplicada para o cargo almejado”, orienta a professora.
Em certames de carreiras policiais, geralmente, o maior volume de questões está concentrado em matérias a exemplo de execução penal e processo penal. “Entre os assuntos mais frequentes estão prisões, medidas cautelares e o ‘Pacote Anti-Crime’. Caso o candidato pretenda prestar um concurso para uma instituição estadual, como é o caso da Defensoria Pública de um estado, é preciso focar na Lei Orgânica estadual, além de assuntos como tutela coletiva, ações civis públicas e populares. Já sobre Direito Constitucional, um tema recorrente é controle de constitucionalidade, sendo assim, é preciso dar a devida atenção durante os estudos”, enfatiza.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Só para maiores de 16 anos
Câmara aprova projeto de lei que proíbe redes sociais para jovens na Austrália
-
Na Pajuçara
Fiscalização flagra despejo de concreto na rede de drenagem de águas pluviais
-
INSS BENEFÍCIOS
Previdência define regras para incluir auxílio-doença na aposentadoria
-
Remuneração extra
Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
-
Preso em flagrante
Motorista embriagado é preso ao ameaçar atirar em homem durante briga de trânsito na Ponta Verde