Notícias

União Europeia adota modelo único de carregador de celular

Aparelhos como smartphones e tablets terão que adotar conector USB-C a partir de 2024

04/10/2022 14h02
União Europeia adota modelo único de carregador de celular

Decisão, que visa diminuir o lixo eletrônico no continente, gera forte revés para a Apple, que era contra a propostaOs 27 Estados-membros da União Europeia (UE) concordaram nesta terça-feira (07/06) com a aprovação de uma lei que impõe uma padronização para os carregadores de telefones celulares e tablets em todos os países do bloco.

A decisão, que gera um forte revés para a gigante da tecnologia Apple, estabelece que a maioria dos equipamentos portáteis devem ser recarregados através de entradas USB-C a partir do final de 2024, informou um comunicado do Parlamento Europeu.

Bruxelas acredita que um modelo de cabo padronizado para todos os aparelhos poderá reduzir o lixo eletrônico no continente. A Apple, desenvolvedora do iPhone, afirma que o carregador de tamanho único poderá desacelerar a inovação e criar ainda mais poluição. Além disso, a imposição da padronização tem potencial para afetar todo o mercado global de smartphones.

A UE tem uma população de cerca de 450 milhões de pessoas, entre as quais, alguns dos consumidores de maior poder aquisitivo do planeta.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu