Notícias
“Carro voador” de empresa chinesa faz primeiro voo público
Veículo pesa 560kg e pode decolar pesando até 760kg. Aeronave chega a 130km/h e tem 35 minutos de autonomia
A empresa chinesa Xpeng AeroHT realizou, na terça-feira (11/10), o primeiro voo público com um “carro voador” . O teste ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a empresa, o veículo, chamado de X2, pesa 560kg e pode decolar pesando até 760kg. Além disso, a aeronave chega a 130km/h e tem 35 minutos de autonomia.
Imagens divulgadas nas redes sociais da fabricante mostram a demonstração do voo público não tripulado. A aeronave estava posicionada em um gramado e sobrevoou o arquipélago artificial The Palm durante 90 minutos.
Com capacidade para dois passageiros, a X2 tem oito motores com hélices e quatro baterias independentes. A estrutura permite que o veículo pouse em segurança em caso de falhas da bateria. Além disso, a aeronave conta com sistema para acionar paraquedas em casos de emergência.
De acordo com a Xpeng AeroHT, o voo foi testemunhado por mais de 150 pessoas. Foi a primeira exibição pública do veículo após a conclusão das avaliações de risco. Para fazer a demonstração, foi necessária autorização especial de voo da Autoridade de Aviação Civil de Dubai.
Segundo a empresa, o X2 não produz emissões de dióxido de carbono durante o voo. “É um passo à frente na busca do transporte urbano verde. Será adequado para voos urbanos de baixa altitude e é perfeito para viagens urbanas de curta distância, como passeios turísticos e transporte médico”, informou.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima