Notícias

SEGUNDAS

Enem e abertura da Copa do Mundo agitam o domingo

Abertura da Copa do Mundo serve como uma agradável distração para os pais que torcem pelo bom desempenho dos filhos no segundo dia de prova do Exame Nacional de Cursos

Por Redação com site* 20/11/2022 08h08 - Atualizado em 20/11/2022 09h09
Enem e abertura da Copa do Mundo agitam o domingo

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo(20). Os participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba química, física e biologia em mais de 1,7 mil municípios. Ao todo, serão 90 questões objetivas. A aplicação terá 5 horas de duração.

As provas serão aplicadas tanto para os candidatos inscritos na versão impressa quanto na versão digital do exame. As questões serão iguais nas duas modalidades.

Para fazer o exame é obrigatório apresentar o documento de identidade e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova.

Entre as identificações aceitas estão a carteira de identidade, o passaporte, carteira de motorista e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recomendou na última quarta-feira (16), o retorno do uso de máscaras em locais fechados e a necessidade da conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19. A orientação visa evitar a expansão da subvariante BQ.1 do coronavírus, uma vez que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença no Estado. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19, na sede da Sesau, em Jaraguá.

Candidatos que apresentarem sintomas gripais, testarem positivo para o coronavírus ou estiverem com alguma outra doença infectocontagiosa não devem comparecer aos locais de prova. Como aconteceu nos últimos dois anos, será possível pedir reaplicação das avaliações.

Cerca de 3,4 milhões de participantes estão confirmados e são esperados nos dias 13 e 20 de novembro. A prova será aplicada em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. Para solicitar reaplicação da prova, o candidato deve acessar a Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia (20) da prova. A reaplicação do Enem 2022 será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instrui que para pedir a reaplicação, o estudante terá que comprovar com um documento legível que estava doente. No documento é preciso que esteja o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição do condição, o código correspondente à Classificação Internacional de (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional de saúde, com o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Também é preciso ter a data do atendimento.

Candidatos que estiverem com tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, meningites, varíolas, influenza humana A e B, doença invasiva por Haemophilus influenzae, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela também poderão justificar a falta e pedir reaplicação

O Enem impresso é realizado em aproximadamente 11 mil locais em 1.747 municípios.

Abertura da Copa do Mundo 



 Depois de quatro anos e meio de espera, a Copa do Mundo começa hoje. O maior evento de futebol do mundo terá sua cerimônia de abertura iniciada a partir das 11h30 (horário de Brasília).
O estádio Al Bayt, em Doha, vai receber a festa que antecede Qatar x Equador, jogo de estreia do mundial. A Globo (TV aberta), o SporTV (TV fechada), o Globoplay (streaming) e a Cazé TV (YouTube e Twitch) transmitem os dois eventos.

A grande atração da cerimônia é a presença do cantor Jung Kook, do BTS, grupo sul-coreano de k-pop. Ele vai lançar a música "Dreamers", que faz parte da trilha oficial da Copa. A participação de Fahad Al-Kubaisi como representante local também está confirmada. Ghanim Al Muftah, ativista que nasceu com Síndrome de Regressão Caudal — uma condição rara —, também estará no Al Bayt. De acordo com a Fifa, ele, que é embaixador da entidade, vai "incentivar o diálogo sobre inclusão e diversidade". A diversidade, aliás, será o "tema principal" da cerimônia. "Será um encontro para toda a humanidade, unindo diferenças através do respeito e da inclusão", informou o órgão máximo do futebol.

Por fim, os 32 países que fazem parte da competição serão homenageados por diferentes artistas na cerimônia, que deve durar pouco mais de 30 minutos. 

Cerimônia de abertura da Copa 

Onde: estádio Al Bayt, em Doha 

Data e hora: hoje, 20 de novembro, a partir das 11h30 (de Brasília) 

Onde assistir: Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming) e Cazé TV (YouTube e Twitch)

*Agência Brasil, UOL e Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu