Notícias
TJ-MG vai testar inteligência artificial para redação de textos
A ferramenta, que ainda está em fase de desenvolvimento, promete redigir textos semelhantes aos produzidos por humanos em questão de segundos
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais testará o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (Savia) nas suas atividades administrativas.
O modelo de inteligência artificial (IA) é parecido com o do ChatGPT: busca na internet informações solicitadas por meio de fala ou digitação e, a partir disso, sugere o texto desejado. Não há data definida para a venda da Savia no mercado.
O presidente da corte, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, considera que a ferramenta poderá ser muito útil no dia a dia de magistrados e servidores, especialmente em departamentos que produzem textos de forma repetitiva. Segundo ele, o trabalho pode ficar "mais eficiente".
O desembargador explica que a utilização do modelo de IA, por enquanto, ainda será "embrionária". Porém, a alta direção e a Diretoria de Informática do tribunal acreditam que a Savia poderá ser futuramente adotada para auxiliar na redação de e-mails, portarias, resoluções e relatórios.
A ferramenta é baseada na recém-lançada plataforma ChatGPT, desenvolvida pela instituição norte-americana de pesquisa OpenAI. A tecnologia usa informações disponíveis na internet e conta com 175 bilhões de parâmetros de aprendizagem de máquina.
O juiz auxiliar da Presidência do TJ-MG, Rodrigo Martins Faria, explica que a corte testará a utilidade da ferramenta, sua compatibilidade para uso na área administrativa, sua adequação a critérios éticos e eventuais limites de uso, conforme os parâmetros da Resolução 332/220 do Conselho Nacional de Justiça. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MG.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



