Notícias
OAB MG "nomeia" cachorro para ocupar diretoria
Nomeação foi oficializada por meio da Portaria 22/2023, assinada pela presidente da CDA, Fernanda Moraes de São José
Uma decisão inusitada chamou a atenção da comunidade jurídica de Minas Gerais. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional mineira, nomeou um cachorro para ocupar o cargo de diretor de uma coordenadoria da entidade. Um shi-tzu chamado Beethoven Fernandes Moreira, de três anos de idade, é o mais novo diretor estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-Tratos da Comissão de Direito Animal (CDA) da OAB-MG. A nomeação foi oficializada por meio da Portaria 22/2023, assinada pela presidente da CDA, Fernanda Moraes de São José.
A história de Beethoven é marcada por um triste episódio: no ano passado, ele perdeu o olho direito após passar por uma pet shop em sua cidade, Ipatinga. A loja foi acusada de negligência com o animal. Agora, o shi-tzu tem a chance de liderar a luta contra os maus-tratos aos animais em todo o estado de Minas Gerais.
No ato de nomeação, Fernanda São José ressaltou que se trata de um acontecimento histórico, sem precedentes no país. "Isso é histórico, isso nunca aconteceu em nenhuma comissão de nenhuma OAB no Brasil. É a primeira nomeação de um animal não humano, e isso é graças ao nosso presidente (Sérgio Rodrigues Leonardo, presidente da OAB-MG), que nos apoia e apoia essa reconstrução de paradigmas", afirmou a comandante da CDA
Apesar de a nomeação de Beethoven ter sido um ato simbólico, a advogada Idamara Fernandes Oliveira, sua "mãe", será a responsável pelos aspectos práticos do cargo ocupado por seu filho. Segundo Idamara, a comissão quis chamar a atenção para o combate aos maus-tratos aos animais e para que as pessoas vejam a evolução do Direito Animal. "Para que vejam o animal não como coisa, mas como sujeito de direitos", disse a advogada.
*Porta Novo Norte
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



