Notícias
Comer fritura pode aumentar risco de ansiedade e depressão, diz estudo
Estudo chinês mostrou que o excesso de alimentos gordurosos leva ao aumento de uma substância que pode intoxicar o cérebro
De acordo com um estudo publicado nessa segunda-feira (24/4), o excesso de frituras pode levar a inflamações neurológicas que aumentam o risco de desenvolver condições psiquiátricas. O levantamento foi feito com base nos hábitos alimentares de 140 mil pessoas e mostrou que o consumo regular de frituras aumenta em 12% o risco de desenvolver ansiedade e em 7% as chances de ter depressão.
Os riscos são ainda maiores para homens e jovens. A pesquisa liderada por gastroenterologistas da Universidade de Zhejiang, da China, foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Segundo o estudo, a culpada pela associação da alimentação às doenças é a acrilamida, uma substância presente em comidas fritas em altas temperaturas. O composto orgânico, presente especialmente na batata frita, também aumenta a incidência de câncer.
Riscos do excesso de acrilamida
O que os pesquisadores demonstraram é que, após um consumo excessivo de frituras, a acrilamida também pode induzir a comportamentos depressivos e ansiosos. A substância acaba gerando inflamações neurológicas, especialmente quando associada ao estresse.
“Conseguimos comprovar que reduzir o consumo de frituras é bom também para a saúde mental. A partir das evidências, mostramos que a acrilamida pode ser um gatilho para manifestações de doenças de ordem cerebral”, concluem os pesquisadores.
Estas inflamações, segundo o estudo, podem até alterar a absorção de dois tipos de lipídios e gerar desordens permanentes no sistema nervoso. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o consumo excessivo de ultraprocessados pode aumentar o risco de depressão em até 82% se eles representarem mais de 16% da ingestão diária.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



