Notícias

ESCÂNDALO

Padre Airton, criador da Fundação Terra, é acusado de orquestrar estupro contra fiel

Após caso ser levado a público pela suposta vítima, Igreja Católica afastou o pároco de suas funções religiosas

Por Redação com site* com Folhape 03/06/2023 10h10 - Atualizado em 03/06/2023 11h11
Padre Airton, criador da Fundação Terra, é acusado de orquestrar estupro contra fiel

Sílvia Tavares, a mulher que acusa o padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, de ter orquestrado e participado de um estupro contra ela, na companhia do motorista dele, Jailson Leonardo da Silva, contou  detalhes do episódio que ela diz ter acontecido em agosto do ano passado, na residência do religioso, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) são as instituições responsáveis pela condução dessa investigação. Até o momento, 22 pessoas já foram prestar depoimentos.

A mulher rememorou a data em que a violência sexual teria acontecido, um dia após sua chegada na Fundação Terra para um retiro. Ela disse que foi chamada pelo padre para fazer uma massagem e minutos depois o crime teria acontecido, a mando do próprio sacerdote, que se masturbava enquanto assistia à violência.

“Eu cheguei na Fundação Terra no dia 17, mas o estupro aconteceu no dia 18, às 6h30. Ele pediu uma massagem e eu subi em cima dele. Ele estava de costas e eu comecei a massagear o ombro e as costelas, foi quando ele pediu para Jailson botar hidratante na minha mão para deslizar mais fácil. Então, o padre me pediu para eu apertar o cóccix dele e eu vi que ele tava sem cueca, aí pulei da cama e Jailson botou a faca em mim e me deu uma ‘gravata’. O padre disse que se eu colaborasse, nada ia acontecer e começou a rir”, disse de início.

O ato sexual não consentido com Jailson Leonardo da Silva, segundo Sílvia, aconteceu por ordem do padre, que presenciou tudo.

“Ele se levantou da cama e sentou numa cadeira e começou a se masturbar. Disse para eu tirar a roupa e o rapaz que estava com a faca em mim também, então Airton abriu a boca e disse ‘estupre ela’ e ele me estuprou”, afirmou Sílvia.

A relação entre Sílvia e o padre era de proximidade e ele, antes do acontecimento, era tido pela mulher como “um santo”, por conta de uma graça que recebeu em sua saúde e que atribuía à fé.

“Para mim, ele era um santo. Através de Deus, consegui um êxito dele em relação a um coágulo que eu tive na cabeça, então eu fiquei muito devota dele”, afirmou a mulher que tem uma tatuagem em homenagem ao religioso, que disse que removerá em breve.

Sílvia e o pároco se conheceram em 2019, enquanto ela buscava ajuda dele durante um tratamento contra a depressão. Desde então, a relação dos dois se tornou mais próxima. Ela o chamava de “padinho” e ele a chamava por “princesa”.

Após o caso ter vindo a público, o bispo de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles proibiu, nesta terça-feira (30), o padre Airton Freire de “presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental”. Abaixo, confira a nota que trouxe a decisão.

O que diz o padre acusado

Por meio de uma nota da Fundação Terra, o padre Airton Freire lamentou as acusações feitas por Sílvia e disse estar se sentindo "injustiçado", negando que isso tenha acontecido. No mesmo comunicado, ele ainda garantiu aos fiéis que os trabalhos de cunho social feitos pela instituição continuarão. Confira abaixo a nota na íntegra.

"O padre Airton Freire lamenta e se sente injustiçado por denúncias de atos ilícitos que jamais cometeu, movidas por interesses que ainda não estão claros. Apesar de muito triste, padre Airton tem confiança que as investigações realizadas restabelecerão a verdade dos fatos — isto é, provarão que crime algum foi cometido. Enviamos esse comunicado a todos os irmãos e irmãs para que se mantenham tranquilos, porque as obras sociais da Terra serão mantidas. O padre está sendo defendido pelos advogados Mariana Carvalho e Marcelo Leal. Também tomamos o cuidado de responder a todas as reportagens na imprensa, com o intuito de reafirmar a inocência do padre Airton. Esperamos que todos se mantenham serenos, pois quem está com a verdade de Cristo não tem o que temer.”

FUNDAÇÃO TERRA

A Fundação Terra foi criada por Pe. Airton Freire há 37 anos, no dia 08 de setembro de 1984, em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo” e que se localiza nos arredores do depósito de resíduos sólidos (“Lixão”) da cidade de Arcoverde, no semi-árido do Estado de Pernambuco. 

Nasceu nessa comunidade com o intuito de resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde. Foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico). Possui como lema: “Na Terra para Servir”; servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem. É uma entidade civil de confissão Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos, e filantrópica, que possui certificado de utilidade pública municipal, estadual e federal.

Antes do trabalho da Fundação da Terra, a Rua do Lixo era uma área na periferia da cidade onde cerca de 200 famílias viviam reciclando o lixo do “Lixão” da cidade, enquanto outras pessoas viviam quebrando pedras em pedaços menores para a indústria de construção. Juntos, porcos e crianças procuravam entre o lixo por comida. Como resultado dessas condições desumanas, as crianças enfrentavam uma realidade de prostituição, alcoolismo, drogas e abortos. Ao longo dos anos, muitas coisas maravilhosas aconteceram e a Rua do Lixo se transformou. Por meio dos projetos da Fundação Terra, a comunidade começou a crescer na Rua do Lixo, e a realidade das pessoas mudou para melhor.

Em 2015 foi inaugurada no Estado do Ceará uma unidade da Fundação Terra para assistir à comunidade carente da região de Maracanaú. Dentre os projetos dessa unidade, encontra-se a creche Pleno Viver e o Centro Esportivo Renatus.

Os projetos da Fundação da Terra têm como objetivo integrar as famílias, ajudando suas necessidades básicas, ou seja, habitação e alimentação, saúde e educação (dentro das limitações financeiras da instituição). Os programas de desenvolvimento buscam capacitar às pessoas que moram na Rua do Lixo e nos municípios vizinhos, bem como em Maracanaú, contribuindo para a consecução das seguintes metas: erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar a educação primária universal, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.

Sob o tema “Na Terra Para Servir”, a Fundação Terra busca sensibilizar voluntários e parceiros para a prática do serviço aos necessitados. Pelo exemplo da dedicação total aos mais necessitados, a Fundação Terra mobiliza pessoas que juntas formam um grande mutirão para a prática do amor. Sendo um exemplo vivo de que a mudança é possível para aqueles que vivem em dura realidade, a Fundação Terra traz esperança e apoia o resgate da auto-estima e do senso de dignidade humana daqueles que são esquecidos por todos: os pobres Trajetória da Fundação Terra

1984 - Surgiu como uma associação. Foi iniciada a primeira escola, chamada Ping-Pong, com 30 crianças. Neste mesmo ano foram também iniciadas uma horta comunitária e uma criação de cabras, no intuito de proporcionar alimento e leite aos alunos da creche. Foi construído um galpão para os trabalhadores que quebravam pedras para fazer brita.

1991 - Inauguração do abrigo Domus Christi – ILPI, em Arcoverde.

1995 - Inauguração da Pax Christi Schola, em Arcoverde.

2005 - Inauguração da Fundação Terra, em Maracanaú.

2007 - Inauguração da unidade da Pax Christi, na zona rural de Arcoverde, Buíque e Sertânia.

2011 - Inauguração do Mens Sana, em Arcoverde.

2015 - Inauguração da creche Pleno Viver, em Maracanaú.2016 - Inauguração do C Amor, em Recife.

2017 - Inauguração do Centro Esportivo e Cultural Renatus, em Maracanaú.

2018 - Inauguração da Oficina Ortopédica de Órteses e Próteses, em Arcoverde.

2019 - Inauguração do C Amor, em Arcoverde.

2019 - Inauguração do Centro Odontológico da Terra, em Arcoverde.

2020 - Inauguração da Quadra Poliesportiva Gymnasium Dom José Salles, em Arcoverde.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu