Notícias
Ferrovia estatal chinesa critica mulheres que se maquiam nos trens e gera revolta
Um vídeo de uma ferrovia estatal na China que pedia às mulheres que evitassem se maquiar durante as viagens de trem provocou uma reação feroz e um debate sobre o sexismo.
No sábado (16), o clipe da China Railway foi o item mais pesquisado, mais lido e mais debatido no Weibo, a plataforma de mídia social chinesa semelhante ao Twitter – dois meses depois de ter sido originalmente publicado.
A má recepção ocorre em meio a um movimento feminista mais amplo que apela a uma maior igualdade de gênero no país de 1,4 mil milhões de habitantes, onde os homens muitas vezes ainda dominam os conselhos de administração e os principais órgãos governamentais – e onde, no passado, o movimento feminista foi frequentemente censurado.
A postagem parece ter sido planejada como parte de uma campanha da ferrovia para reduzir comportamentos considerados inadequados dos passageiros e segue uma série de outras postagens que instruíram as pessoas a não jogar lixo, ocupar os assentos de outras pessoas ou falar muito alto.
Lançado em julho, o vídeo mostra uma mulher elegantemente vestida filmando-se e preparando-se para aplicar maquiagem enquanto está sentada no que parece ser a cabine de um trem interurbano de alta velocidade.
Ela é interrompida por um homem no assento ao lado que dá um tapinha em seu ombro, e o clipe mostra o rosto do homem coberto por sua base.
“Não preciso me maquiar, moça”, diz ele então à mulher, que pede desculpas e o ajuda a se limpar.
O clipe de cerca de um minuto gerou uma polêmica que não dá sinais de diminuir.
No sábado, sua hashtag relacionada obteve 340 milhões de visualizações e 20 mil comentários. Muitos cidadãos criticaram o vídeo como ofensivo.
“Por que é que tem de ser um caso tão centrado no gênero, em que as mulheres se maquiam, para ilustrar o comportamento incivilizado?” um usuário do Weibo perguntou.
Outros defenderam o direito de se maquiar. “Não há nada de incivilizado nisso”, disse um deles.
“O próximo passo envolverá a proibição de mulheres nos trens de uma vez por todas?”, questionou outro usuário.
As autoridades chinesas tentaram defender o anúncio, com comentários divulgados pelos meios de comunicação estatais apelando às pessoas para não o “interpretarem exageradamente”.
O comentário, publicado pela primeira vez no Nanfang Daily, afirmou que incidentes de maquiagem como o retratado estavam entre as reclamações “mais comuns” recebidas.
No entanto, admitiu que houve comportamentos piores – como falar muito alto ou ocupar o assento de outro passageiro.
“O editor do vídeo não está pedindo às pessoas que não se maquiem no trem, mas que defendam uma forma civilizada de deslocamento e levem em consideração os sentimentos dos outros passageiros”, afirmou.
Em resposta a perguntas da imprensa local, a equipe da linha direta de atendimento ao cliente da China Railway disse que usar maquiagem não é proibido nos trens.
*CNN
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Procurando emprego?
Sine Maceió oferta vagas para trabalho home office; veja como participar da seleção
-
Comissão de Segurança Pública
No Senado, CSP ouve ministro da Justiça sobre combate ao crime organizado
-
Dólar bateu novo recorde
Após alta do dólar, Pacheco condiciona isenção do IR à situação fiscal
-
Economia
Prefeitura de Maceió anuncia o calendário de pagamento salarial para final do ano; confira
-
Operação integrada
Polícia Científica apreende dispositivos em operação de combate à comercialização de pornografia infantil