Notícias
Caetano não conseguiu responder questão do ENEM sobre sua música
Uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5) trazia músicas do cantor baiano Caetano Veloso. A questão perguntava o que as letras das canções Alegria, alegria e Anjos Tronchos tinham em comum, “embora oriundas de momentos históricos diferentes”. Caetano, no entanto, não conseguiu definir apenas uma alternativa para a questão. “Quando eu li, achei que são todas”, diz o cantor em vídeo filmado por sua esposa, Paula Lavigne.
“‘Referência às cores como elemento de crítica a hábitos contemporâneos’, na verdade tem isso nas duas letras”, continua, analisando a opção A. Em seguida, Paula pergunta se o cantor não acha que a opção certa é a B. Caetano então lê a proposição: “‘Percepção da profusão de informações gerada pela tecnológica’. É, está certo. B de bola”. Essa foi a alternativa que apareceu na maioria dos gabaritos extraoficiais até agora.
Na sequencia, ele diz que a alternativa C, que fala da “contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna”, também pode estar presente nas duas canções – ou seja, em sua visão também poderia estar correta. Caetano avalia depois a alternativa D – “busca constante pela liberdade de expressão individual”. “Eu achei que era essa, mas aí todo mundo falou: ‘não, é B”, diz Paula. “Eu acho [que é essa] também”, responde Caetano.
Por fim ele fala da opção E, “crítica à finalidade comercial das notícias”, que avalia que também parece estar certa. Avaliação final do artista? “B e a D são, aparentemente, as mais apuradas assim”, concluiu. O gabarito oficial do Enem será disponibilizado no dia 24 de novembro, segundo o calendário do Inep.
*Bahia.ba
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Responsabilização de empresas
STF retoma julgamento que pode punir redes por conteúdos de usuários
-
14 de dezembro
Cantor pernambucano Martins encerra programação do Projeto Seis e Meia em Maceió
-
Previsto para 22 de dezembro
Câmara e Senado devem votar corte de gastos antes do recesso, diz Pacheco
-
Fiscalização
FPI flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol em Lagoa da Canoa e São Sebastião
-
Diz Ministério da Fazenda
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos