Notícias
Irã envia centenas de mísseis balísticos para a Rússia, dizem fontes
O Irã forneceu grande número de poderosos mísseis balísticos superfície-superfície à Rússia, disseram seis fontes à Reuters, aprofundando a cooperação militar entre os dois países, que são sancionados pelos Estados Unidos.
O envio começou no início de janeiro, após um acordo firmado em reuniões no fim do ano passado entre autoridades militares e de segurança de Irã e Rússia, realizadas em Teerã e Moscou, afirmou uma das fontes iranianas.
Uma autoridade militar iraniana, que, como as outras fontes, pediu para não ser identificada por causa da sensibilidade da informação, destacou que houve pelo menos quatro envios de mísseis e que haverá mais nas próximas semanas. Ele se recusou a dar mais detalhes.
“Haverá mais envios. Não há por que esconder. Nós podemos exportar armas para qualquer país que quisermos”, comentou a segunda autoridade iraniana.
O Ministério da Defesa do Irã e a Guarda Revolucionária (uma força de elite que supervisiona o programa de mísseis balísticos do Irã) se recusaram a comentar o caso. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu ao pedido por comentários em um primeiro momento.
Restrições do Conselho de Segurança da ONU a exportações de alguns mísseis, drones e outras tecnologias do Irã expiraram em outubro.
No entanto, Estados Unidos e União Europeia mantiveram sanções ao programa de mísseis balísticos do país, em meio a preocupações com a exportação de armas para seus grupos aliados no Oriente Médio e para a Rússia.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus