Notícias
Primeira etapa do Aeroporto de Maragogi fica pronta no início do próximo ano
Previsão é do governador Paulo Dantas, que visitou as obras de construção nesta segunda-feira
O governador Paulo Dantas visitou, nesta segunda-feira (11), as obras de construção do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. Acompanhado do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, e dos secretários de Estado Mosart Amaral (Transporte e Desenvolvimento Urbano) e Vítor Pereira (Governo), ele foi conferir de perto o andamento dos trabalhos.
Paulo Dantas afirmou que o aeroporto terá um papel fundamental para o desenvolvimento do Norte de Alagoas e também do Sul de Pernambuco.
“Vamos entregar a primeira etapa agora no primeiro bimestre de 2025, o que representa a pista do aeroporto e toda essa terraplanagem. A segunda fase será o terminal de passageiros, com previsão de entrega até agosto de 2025 e, no início de 2026, entregaremos a terceira e última etapa com o aeroporto totalmente pronto para a população de Maragogi, do Litoral Norte e de toda Alagoas”, disse o governador.
Para a construção do Aeroporto Costa dos Corais estão sendo investidos R$ 371 milhões, recursos obtidos a partir de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Já foram pagos R$ 103 milhões, com 30% de serviços executados da obra, como um todo.
“Esses investimentos vão permitir que tenhamos ainda mais condições de receber os nossos turistas e de atrair mais investimentos privados para que a gente veja a vida do alagoano melhorar. Esse que é o nosso objetivo: criarmos essa rede de infraestrutura eficiente”, destacou Paulo Dantas.
Estrutura - O aeroporto contará com terminal de passageiros com mais de 1.000 m², e dois gates para embarque e desembarque; quatro balcões de check-in, um aparelho de raio-X para verificação de bagagens, edifício administrativo, área de apoio ao pátio, estacionamento para 35 carros de passeio e 10 para ônibus e vans.
Terá ainda heliponto, vias de serviço, instalações de combate a incêndio, hidrossanitárias, de sistemas eletrônicos, eletromecânicos, elétricos e de SPDA (para-raios). A pista de pouso e decolagem terá 2.200 metros de extensão com 45 m de largura, que pode atender aeronaves A320 ou B 737-800 (usados para voos de longa duração), pátio de estacionamento para até duas aeronaves, pista de taxiamento, via de acesso com total de 2,60 km, em pista dupla com canteiro central; sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, ciclovia, calçadas, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A operação do aeroporto será 100% privada, por meio de concessão. São esperados entre 10 e 15 voos semanais no início da operação. Há ainda a possibilidade de operação de um terminal de transporte de cargas para atender o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



