Notícias
Prefeitura autua BRK Ambiental por ligação clandestina de esgoto na Ponta Verde
A fraude foi detectada pelas equipes de fiscalização
Uma grave irregularidade envolvendo uma ligação clandestina de esgoto foi descoberta pela Operação Línguas Sujas, na Avenida Dr. José Sampaio Luz, no bairro da Ponta Verde, em Maceió. A operação, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), identificou que a responsável pelo vazamento era a concessionária de saneamento da região, BRK Ambiental.
A fraude foi detectada pelas equipes de fiscalização, que utilizaram um robô de inspeção e testes com corante. As investigações técnicas revelaram que a ligação clandestina estava em funcionamento há pelo menos 15 anos, despejando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial, que leva os resíduos para o mar. Além de representar um risco para a saúde da população e dos turistas, a prática também causa danos ambientais significativos.
Como resultado da constatação da irregularidade, a Semurb aplicou autos de infração contra a BRK Ambiental, responsabilizando a empresa pelo lançamento ilegal de esgoto. A Seminfra, por sua vez, procedeu com o fechamento imediato da ligação clandestina, interrompendo o despejo indevido.
De acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente, o lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido e configura crime ambiental, conforme a Lei Nº 4.548/96. Tal prática compromete a qualidade das águas do mar, afeta a biodiversidade local e prejudica a balneabilidade das praias, um dos maiores atrativos turísticos de Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Programa Salva Mais
Menino que se afogou em Maceió é levado pelo Samu para seguir tratamento em Brasília
-
"Faz tudo o que não diz a lei"
Bolsonaro critica Moraes após indiciamento da PF e diz que luta começa na PGR
-
Entenda
PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado; ex-presidente nega trama
-
Após denúncias
Dois revólveres e cinco quilos de drogas são apreendidos em operações da PM em Murici e Branquinha
-
Decretos
Governo concede benefícios a empresas que irão investir mais de R$ 134 milhões em Alagoas