Notícias

Tragédia na Serra da Barriga, em Alagoas

Viúva de motorista fala sobre condições do ônibus que despencou e deixou 18 mortos

Por Redação 25/11/2024 14h02
Viúva de motorista fala sobre condições do ônibus que despencou e deixou 18 mortos

As circunstâncias do trágico acidente que resultou na morte de 18 pessoas e deixou mais de 20 feridos, após um ônibus cair na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, ainda são incertas. No entanto, nesta segunda-feira (25), Maria da Graça Cruz, viúva do motorista Luciano Costa de Araújo, conhecido como "Mão Cheia", revelou um áudio enviado por seu marido que destaca problemas mecânicos no veículo.

No áudio, enviado na terça-feira, 19 de novembro, Luciano relata dificuldades com o ônibus, incluindo uma falha mecânica. "Amor, o carro quebrou, pocou a mangueira. O César estava ajeitando, cheguei agora", disse o motorista, demonstrando preocupação com as condições do ônibus.

Maria da Graça confirmou que o áudio foi enviado um dia antes do acidente e afirmou que o marido frequentemente mencionava falhas no veículo. Ela lembrou que, em outras ocasiões, o ônibus quebrou várias vezes e precisou ser levado à oficina. Ela questiona se o conserto realizado após o problema com a mangueira, mencionado no áudio, foi realmente suficiente para garantir a segurança do veículo.

Ela também revelou que Luciano inicialmente não iria trabalhar no domingo do acidente. "Ele tinha saído para trabalhar, mas me disse que o ônibus não iria subir. Falei para ele não ir, mas ele respondeu: 'É o meu trabalho, preciso botar o pão de cada dia em casa para vocês'", contou emocionada. Maria da Graça também relatou que, por pouco, ela e sua filha não embarcaram no ônibus, decidindo cancelar a viagem de última hora, o que pode ter salvo suas vidas.

Natural de Maceió, a família de Luciano havia se mudado recentemente para União dos Palmares. Luciano era muito querido na cidade e conhecido pelo apelido "Mão Cheia". "Ele era um bom esposo, um bom pai, todos gostavam dele. Só vou ficar com as lembranças", disse a viúva.

Investigação sobre falha mecânica


O delegado responsável pela investigação, Guilherme Iusten, afirmou que houve um informe extraoficial sobre a possibilidade de falha técnica no veículo, o que ainda precisa ser confirmado pela perícia oficial. "Recebemos a informação extraoficial de que o ônibus teria apresentado problemas mecânicos antes do acidente, mas só a perícia poderá confirmar isso", disse.

Até o momento, o delegado relatou que o ônibus estava em condições regulares de uso. "O veículo estava em boas condições e passou por uma inspeção obrigatória no dia 13 de outubro", informou. A polícia também está investigando o histórico de manutenções do veículo, após o áudio de Luciano mencionar um problema com a mangueira de freio, que foi levado à oficina.

O ônibus, que despencou de uma altura de 120 metros, com 40 metros de queda livre, deve ser içado ainda nesta segunda-feira para perícia. Além disso, o proprietário da empresa responsável pelo ônibus será intimado pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

A investigação segue em andamento, e a polícia aguarda a conclusão da perícia para determinar as causas exatas do acidente que abalou a comunidade de União dos Palmares e outras famílias da região.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu