Notícias

Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira

Queda de Ponte no Maranhão já soma seis mortes confirmadas e 11 desaparecidos

Buscas tinham sido interrompidas devido a risco de contaminação do rio

Por Redação com agências 26/12/2024 16h04
Queda de Ponte no Maranhão já soma seis mortes confirmadas e 11 desaparecidos

Mergulhadores da Marinha e dos Corpos de Bombeiros do Maranhão, Tocantins e Pará localizaram mais dois corpos, elevando para seis o número de vítimas fatais do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA). O acidente ocorreu no último domingo (22), e as buscas foram retomadas na tarde de terça-feira (25). Onze pessoas seguem desaparecidas.

Atualmente, 29 mergulhadores estão envolvidos nas operações de resgate subaquático. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, um dos corpos foi encontrado dentro de um caminhão que caiu no rio no momento do acidente.

Os trabalhos de resgate foram retomados após a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitir um parecer técnico confirmando que não há risco de contaminação das águas do rio Tocantins. Inicialmente, havia preocupações sobre a possível contaminação, pois três caminhões carregavam aproximadamente 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, um produto químico altamente corrosivo.

O Corpo de Bombeiros explicou que os mergulhadores enfrentam condições difíceis no local do acidente, como visibilidade reduzida, correnteza forte e profundidade de até 40 metros em algumas áreas. Além disso, a presença de destroços da ponte e a carga perigosa dos caminhões exigem cuidados adicionais para garantir a segurança das equipes. "Esses produtos representam risco significativo para os mergulhadores", afirmou a corporação.

O uso de tecnologias avançadas, como o SideScan Sonar, tem auxiliado na localização dos veículos submersos. Equipes de apoio psicológico também estão presentes para oferecer suporte às famílias das vítimas.

Na quinta-feira (26), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, decretou luto oficial de três dias em todo o estado, expressando solidariedade às vítimas e seus familiares. "Reafirmo nosso compromisso de trabalhar junto às autoridades para garantir o resgate das vítimas e peço que Deus conforte o coração de todos", escreveu Brandão em suas redes sociais.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, já havia decretado luto oficial na segunda-feira (23) e, em mensagem nas redes sociais, afirmou que estava em contato com o Ministério dos Transportes para buscar soluções alternativas para o tráfego interrompido pela queda da ponte. Uma das alternativas é o uso da ponte de Imperatriz (MA), que liga os dois estados. Além disso, espera-se que a primeira balsa chegue até o fim de semana para auxiliar no transporte entre Tocantins e Maranhão.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu