Notícias
Alagoas registra mais de 80% de aprovação nos exames práticos de pessoas com deficiência
Detran disponibiliza carro adaptado para que PcDs realizem os exames em Maceió e no interior
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) alcançou um marco importante em sua política de inclusão, com resultados expressivos em 2024. Durante o ano, 60 exames foram realizados para Pessoas com Deficiência (PcDs), e 50 candidatos obtiveram aprovação na prova prática de direção, alcançando um índice de sucesso de 83% para a categoria B.
Além de adquirir, em 2023, seu primeiro veículo adaptado para atender às PcDs, o Detran tem investido na capacitação contínua de seus profissionais. Em 2024, todos os integrantes da banca examinadora passaram por um treinamento especializado sobre o atendimento a esse público.
"Desde 2023, temos garantido maior segurança e confiança para os candidatos, além de proporcionar condições adequadas para a realização dos exames. Esses números, com mais de 80% de aprovação, são a prova de que estamos avançando na direção certa", afirma Manassés Mesquita, chefe da Banca Examinadora do Detran Alagoas.
O processo de permitir que PcDs conquistem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem um impacto profundo na vida dessas pessoas, representando mais do que um simples documento – é uma ferramenta de liberdade e autonomia. Um exemplo disso é a história de Josefa Santos Monteiro, que, aos 52 anos, foi aprovada no exame prático. Ela possui uma prótese no joelho devido à perda de cartilagem e, antes de saber da possibilidade de realizar o exame com um veículo adaptado, enfrentava dificuldades para dirigir, especialmente em carros convencionais.
"Nunca imaginei que poderia dirigir. Mas, com o carro adaptado, consegui. Agora, vou poder levar minha família para passear. Este momento é uma grande vitória na minha vida, pois, mesmo nessa idade, estou conquistando algo novo, incentivada pela minha filha", comemorou a dona de casa ao concluir a prova, sendo recebida pela filha e neta.
Outro relato emocionante é o de Otávio Bernardino Neto, de 32 anos, que enfrentou grandes adversidades para conquistar a habilitação. Diagnosticado com câncer na adolescência, ele passou por um intenso tratamento, incluindo a substituição de um osso da perna por uma prótese. A recuperação foi demorada, e ele ficou afastado de atividades físicas por anos, o que adiou seus planos de obter a CNH. A aprovação foi, para ele, um símbolo de superação pessoal e uma homenagem ao seu pai, que sempre o incentivou a dirigir.
"Passei por muitas dificuldades até chegar aqui. Foram mais de oito anos tentando, mas nunca perdi a esperança. Hoje, poder dizer que sou habilitado é um sonho realizado. Dedico essa vitória ao meu pai, que sempre acreditou em mim, e à minha esposa, que esteve ao meu lado em todos os momentos. Essa conquista não tem preço", celebra Otávio.
Para utilizar o carro adaptado, os candidatos devem enviar um documento oficial com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica do Detran para o e-mail [email protected].
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
VIOLÊNCIA
SSP afirma que a quantidade de homicídios caiu 50% em Alagoas
-
83% de êxito
Alagoas registra mais de 80% de aprovação nos exames práticos de pessoas com deficiência
-
Economia
Financiamento de veículos cresceu 20,4% em 2024, diz Bolsa de Valores
-
Susto
Bombeiros são acionados para conter incêndio na Ponta Verde após homem colocar panela no fogo e ir dormir
-
MSC Grandiosa e o Artania
Chegada de primeiros cruzeiros de 2025 marca início da maior temporada de navios em Maceió