Notícias
Alagoas realiza primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública
Vendedor de frutas passou por procedimento no Hospital do Coração Alagoano
A saúde pública de Alagoas realizou o primeiro transplante de fígado, inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. A cirurgia é um feito histórico para o Governo do Estado.
O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 49 anos, natural da capital alagoana, recebeu nesta sexta-feira (10) um novo fígado em uma cirurgia que durou cerca de cinco horas. Pai de seis filhos, ele enfrentava problemas de saúde há anos, com diagnóstico de cirrose hepática, mas sempre manteve a confiança na vida e no tratamento.
Ricardo trabalha como vendedor de frutas no Centro de Maceió e disse que parou de beber há seis anos, como também abandonou o cigarro há um ano e oito meses. Ele descreveu o transplante como uma segunda chance de viver.
“Eu estou muito agradecido, isto sim! Este hospital me acolheu e cada um aqui já faz parte da minha história. Passei por algumas unidades de saúde antes do diagnóstico e chego ao transplante confiante no sucesso, primeiramente por Deus e, depois, pela equipe que sempre me incentivou à cura”, afirmou o paciente, emocionado.
A filha caçula, Lígia Erilane de Oliveira, 24, empresária, que o acompanhou no hospital, destacou a força e a resiliência do pai. “Meu pai é um guerreiro. Ele sustentou a todos nós, mesmo diante das dificuldades e problemas de saúde, e nunca se abateu. Estou muito feliz, mas também ansiosa pela complexidade da cirurgia”, contou.
A cirurgia foi realizada por uma equipe altamente especializada e coordenada pelo cirurgião Filipe Porto de Oliveira, que destacou o sucesso do procedimento e a relevância desse marco para o hospital. O médico também ressaltou a importância do serviço para os pacientes portadores de doenças hepáticas.
“Estamos aqui com toda a equipe para realizar o procedimento, equipe cirúrgica, anestesista, toda a enfermagem e demais colaboradores. O Hospital do Coração é uma unidade hospitalar excelente, com toda estrutura montada pelo Governo do Estado de forma pensada para procedimentos de alta complexidade. Um avanço importante e que vai beneficiar muito os pacientes portadores de doenças hepáticas que precisam deste tratamento como uma maneira de ficarem curados”, disse o especialista.
O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, celebrou o feito histórico e enfatizou a importância do SUS no acesso a tratamentos de alta complexidade. “Começamos 2025 com esta excelente notícia. Foi realizado o primeiro transplante de fígado em um hospital público em Alagoas, o nosso Hospital do Coração, um hospital 100% SUS, da rede estadual de saúde e, sim, esta foi uma grande conquista para os alagoanos”, comemorou o gestor.
No mesmo dia também foram realizados dois transplantes de rins na unidade hospitalar, órgãos vindo do mesmo doador, um homem de 34 anos, que faleceu devido a um traumatismo craniano. A atitude dos seus familiares beneficiou a vida de cinco pessoas com doações de fígado, rins e córneas. Antonio Ferreira da Silva (65), de Porto Real do Colégio, e Caubi Ferreira Santos Junior (40), de Maceió, são os mais novos transplantados de rins e se recuperam bem.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ECONOMIA
Novo teto do INSS começa a valer; veja quanto será
-
RECONHECIMENTO
Pinto da Madrugada é homenageado por estudantes de Coruripe em Olimpíada Brasileira de Robótica
-
INOVAÇÃO
Prefeitura de Marechal Deodoro inicia matrículas escolares 100% digitalizadas
-
ELEIÇÕES
Pesquisas: JHC lidera em Maceió; Renan Filho dispara em Arapiraca
-
Indenização de R$ 35 mil
Justiça alagoana condena motorista a indenizar vítimas de acidente de trânsito em Sergipe