Notícias
Arapiraca lança consulta pública para atualização do referencial curricular da Rede Municipal de Ensino
Objetivo é assegurar que os professores estejam bem fundamentados, tanto teoricamente quanto na prática
Com o ano letivo de 2025 se aproximando, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está dando um passo importante ao lançar, nesta terça-feira (14), uma chamada pública para a análise e reelaboração do Referencial Curricular de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino.
Esta iniciativa visa envolver os educadores no processo de aprimoramento contínuo da educação, proporcionando a eles a oportunidade de contribuir ativamente na construção de um novo ciclo pedagógico. O objetivo é assegurar que os professores estejam bem fundamentados, tanto teoricamente quanto na prática, para oferecer uma educação de qualidade desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Referencial Curricular é um instrumento essencial, que orienta as práticas pedagógicas, a elaboração de planos de aula e estabelece as diretrizes para os conteúdos a serem abordados, as metodologias a serem adotadas, além de contemplar aspectos importantes, como a educação escolar quilombola, do campo, ambiental e a utilização de tecnologias educacionais.
Os professores têm a chance de participar da consulta pública, acessando os textos introdutórios disponíveis online. Cada segmento e componente curricular está detalhado, permitindo que os educadores leiam, reflitam e compartilhem suas contribuições por meio de um formulário de fácil acesso.
“A participação de todos é essencial para que possamos inovar nas práticas pedagógicas e nas metodologias que aplicarão aos nossos alunos. Essa é uma oportunidade para influenciar positivamente o desenvolvimento de nossa rede de ensino. Contamos com a colaboração de cada educador para que, juntos, possamos construir um referencial cada vez mais alinhado às necessidades de nossos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.
Para a Prefeitura, a ação é um exemplo de como a gestão pública pode se unir aos profissionais da educação para aprimorar, de forma colaborativa, o processo de ensino e aprendizagem no município.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
LUTO
Morre o ex-senador Benedito de Lira aos 82 anos de idade
-
Aniversário de 7 anos
Menina que sonha em ser delegada é surpreendida com participação de policiais em festa
-
Disque 100
Alagoas registrou 37 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2024
-
Maceió e Palmeira dos Índios
Polícia Militar detém suspeito de tráfico e recupera motocicleta
-
Inovação
Tecnologia da Corregedoria de Alagoas é adotada pelo CNJ para monitoramento de processos penais