Notícias
Novas taxas da Junta Comercial de Alagoas começam a valer a partir desta quarta-feira
A partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, os processos empresariais realizados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) passam a ter novos valores. O reajuste foi definido pela última resolução plenária, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) em 16 de dezembro.
Os valores das taxas, que variam conforme a natureza jurídica, o ato e o evento, são calculados com base nas alterações do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e refletem um aumento de 6,33%, considerando os últimos 12 meses. As novas taxas abrangem 664 serviços, relacionados principalmente a processos de abertura e alteração de empresas, livros contábeis e eventos exclusivos. A tabela atualizada pode ser consultada no site oficial da Juceal (https://www.juceal.al.gov.br/).
A Juceal informa que as guias geradas até o dia 14 de janeiro ainda possuem os valores antigos e poderão ser usadas até o prazo de validade. Já os processos iniciados após essa data estarão sujeitos às novas taxas.
De acordo com a resolução plenária nº 8 de 2024, o reajuste tem como objetivo ajustar os custos operacionais da Junta Comercial e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e empresários do estado.
A Junta Comercial de Alagoas é responsável pelo registro de abertura, alteração e baixa de empresas no estado, processo que é realizado por meio do Portal Facilita Alagoas, plataforma vinculada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Com base nos resultados
Assembleia Legislativa aprova bonificação extraordinária para profissionais da educação de Alagoas
-
Lei nº 15.100/2025
Proibição de celulares nas escolas: entenda o que muda com a nova legislação
-
Prefeito não autoriza
99 entra com mandado de segurança para manter serviço de mototaxi em São Paulo
-
Foi resgatado
Idoso de 87 anos cai de ribanceira em São Miguel dos Campos
-
Casal informou
Falta de energia afeta abastecimento de município sertanejos nesta quarta-feira