Notícias
Secretaria de Saúde alerta para baixa vacinação infantil contra a Covid-19 em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas reitera a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 5 anos. A vacinação continua disponível nos postos de saúde em todo o estado.
De acordo com a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, devem ser vacinadas as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. "Após os 5 anos, somente as crianças que pertencem aos grupos prioritários receberão uma dose de reforço. Esses grupos incluem: imunocomprometidos, crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, aquelas que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua", explicou a infectologista da Sesau, Luciana Pacheco.
Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses: a primeira aos seis meses, a segunda após 4 semanas e a terceira após 8 semanas da segunda dose. Luciana Pacheco ressaltou que as crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que têm doses em atraso podem completar o esquema de três doses, respeitando os intervalos estabelecidos.
“Ao levar os filhos aos postos de saúde para completar a vacinação, os pais e responsáveis estão fazendo um gesto de amor e responsabilidade, garantindo a proteção das crianças e de toda a sociedade”, destacou a médica.
De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde, entre 2021 e 2025, apenas 26,2% das crianças entre 6 meses e 2 anos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, e 5,5% receberam a terceira. Entre as crianças de 3 e 4 anos, esses números são de 18,9% para a segunda dose e 8,6% para a terceira.
O secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou: “A vacinação é segura e a forma mais eficaz de proteger nossas crianças, não só contra a Covid-19, mas também contra outras doenças graves. Todos devem procurar os postos de saúde e manter o calendário vacinal em dia.” A Sesau reforça o compromisso com a saúde pública e pede a colaboração de todos para garantir a proteção de nossas crianças e da comunidade.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Segurança
Operação policial contra grupos criminosos termina com 32 presos em Maceió e no interior
-
IPTU 2025
Veja como emitir guia do IPTU em Maceió com desconto de 15%
-
Economia
Alagoas alcança novo marco na abertura de empresas e investe na qualificação profissional
-
Reforço do monitoramento
Anatel exige envio mensal de relatórios sobre chamadas suspeitas de spoofing
-
De alta periculosidade
Líder do tráfico no Vale do Reginaldo morre durante confronto com a PM em Maceió