Notícias

Monitorado pela Anvisa

MSC Grandiosa: Cruzeiro segue monitorado pela Anvisa após surto de norovírus e atracou em Maceió

Por Redação 25/01/2025 16h04
MSC Grandiosa: Cruzeiro segue monitorado pela Anvisa após surto de norovírus e atracou em Maceió

O cruzeiro MSC Grandiosa, que está sendo monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após um surto de norovírus a bordo, atracou no Porto de Maceió na última quarta-feira (22). O navio tem previsão de retornar à capital alagoana na próxima quarta-feira (29).

Na temporada 2024/2025, que vai até abril, o MSC Grandiosa está programado para visitar a costa alagoana em outras ocasiões.

Com 6.293 pessoas a bordo, o navio registrou 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA), sendo que os passageiros afetados foram isolados. O surto de norovírus, que é o mesmo identificado recentemente na Baixada Santista, cidade de onde o navio partiu, tem transmissão direta entre pessoas e também por meio do contato com superfícies contaminadas. A Anvisa tem monitorado a situação de perto.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou que a Anvisa entrou em contato com o setor de Vigilância em Saúde do estado na quinta-feira (23), mas não registrou novos casos. De acordo com a agência nacional, os passageiros com sintomas desembarcaram em Santos, e todas as medidas sanitárias adequadas foram tomadas.

Em depoimento publicado no site Reclame Aqui, uma passageira relatou que começou a apresentar os sintomas do surto ao chegar em Salvador. "Iniciei meu dia com um mal-estar horrível, que logo se transformou em vômitos e diarreia. Fui à emergência, que estava lotada de pessoas com os mesmos sintomas", descreveu. Segundo ela, sua sogra e sobrinha também começaram a sentir os mesmos sintomas no mesmo dia.

Apesar das medidas de isolamento, a passageira afirmou que a circulação de infectados continuou a ocorrer: "No dia seguinte, encontramos muitas pessoas com os mesmos sintomas, circulando no navio. Ouvi de pessoas que viajaram na semana anterior que também tiveram os mesmos problemas."

A MSC Cruzeiros, em nota oficial, afirmou que está monitorando os relatos de casos entre os hóspedes e intensificou os procedimentos de limpeza e sanitização a bordo. A empresa também reforçou as orientações para que todos os passageiros lavem as mãos com frequência e entrem em contato com o Centro Médico caso apresentem sintomas gastrointestinais.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu