Notícias

Declaração à imprensa

"Sou amigo dos dois", diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo eleitos neste fim de semana

Por Redação com agências 03/02/2025 15h03
'Sou amigo dos dois', diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo eleitos neste fim de semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, nesta segunda-feira (3), que a relação política com os novos presidentes das casas legislativas não enfrentará obstáculos. Lula se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ambos eleitos no último sábado (1º) para um mandato de dois anos.

Em declaração à imprensa no Palácio do Planalto, Lula destacou a amizade e o compromisso democrático dos dois parlamentares, afirmando que a relação política entre o Poder Executivo e o Legislativo será tranquila. "Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm, e quero dizer a eles que não terão problema na relação política com o Poder Executivo", afirmou.

O presidente ressaltou que continuará mantendo um diálogo constante com as lideranças políticas e garantiu que não enviará projetos de interesse pessoal ou partidário, mas apenas aqueles que sejam de interesse do povo brasileiro. "Jamais enviarei um projeto sem antes ouvir as lideranças dos partidos, que são os responsáveis por trabalhar pela aprovação desses projetos", acrescentou Lula.

Sobre as questões partidárias e ideológicas, o presidente afirmou que elas devem ser deixadas de lado em prol da construção de um ambiente mais harmônico. "Tenho certeza de que nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira", afirmou.

Alcolumbre e Motta destacam harmonia institucional

Davi Alcolumbre, que foi reeleito presidente do Senado com 73 votos dos 81 senadores, ressaltou a importância de uma relação equilibrada entre os Poderes. O senador, que já havia ocupado a presidência do Senado entre 2019 e 2021, defendeu um Legislativo forte e atuante, capaz de responder às necessidades da sociedade brasileira, em parceria com o Executivo. "Não temos tempo para criar crises onde elas não existem. Nosso foco é entregar resultados para a população", afirmou Alcolumbre.

Já Hugo Motta, eleito presidente da Câmara com 444 votos dos 513 deputados, destacou que sua prioridade será construir uma pauta positiva para o país, baseada em diálogo e harmonia entre os Poderes. Motta, que aos 35 anos se torna o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização, afirmou que a produtividade será a chave para o sucesso dos trabalhos legislativos. "Precisamos tratar das pautas que serão enviadas pelo Executivo e também das propostas dos parlamentares, sempre buscando uma agenda produtiva", disse.
O início dos trabalhos legislativos ocorre nesta segunda-feira (3), com a sessão do Congresso Nacional marcada para as 16h. Entre as primeiras tarefas dos parlamentares está a definição dos presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu