Notícias

Pesquisa Quaest

Gusttavo Lima é o melhor desempenho da direita em pesquisa contra Lula no segundo turno

Por Redação com agências 03/02/2025 16h04
Gusttavo Lima é o melhor desempenho da direita em pesquisa contra Lula no segundo turno

O cantor Gusttavo Lima se destaca como o nome da direita com o melhor desempenho em um possível segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3) pela Quaest. Enquanto Lula lidera com 41% das intenções de voto, o sertanejo soma 35%. O resultado coloca Gusttavo Lima à frente de outros possíveis pré-candidatos de direita, que também foram testados na pesquisa.

Além de Gusttavo Lima, a pesquisa analisou o desempenho de outros nomes da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL), que obtiveram 34% das intenções de voto cada em cenários de confronto direto com o presidente. Em todos esses cenários, Lula venceria, mas com margens mais estreitas: 44% contra Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, e 43% contra Tarcísio de Freitas.

Os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentam os menores índices de intenção de voto no segundo turno. Zema aparece com 28% e Caiado com 26%, enquanto Lula alcança 45% contra ambos. Além disso, os cenários com os dois governadores registram os maiores percentuais de votos brancos e nulos: 23% e 25%, respectivamente.

A pesquisa ouviu 4.500 pessoas entre 23 e 26 de janeiro e tem margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. O levantamento também revelou que o presidente Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno. A pesquisa foi realizada junto a outro levantamento que mostrou que a desaprovação ao governo Lula superou numericamente o apoio, pela primeira vez, na semana passada.

Rejeição e potencial de voto


A pesquisa também avaliou os índices de rejeição e o potencial de voto dos pré-candidatos. Lula é o nome com maior intenção de voto, com 47% dos entrevistados afirmando que votariam nele, enquanto 49% indicam rejeição. O ex-presidente Jair Bolsonaro tem apoio de 41%, mas com uma rejeição de 53%.

Dentre os demais pré-candidatos, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) apresenta a maior rejeição: 56% dos eleitores afirmam que não votariam nele. O índice de rejeição de Eduardo Bolsonaro é igualmente alto, com 55%.

Os governadores Caiado e Zema são os menos conhecidos do público. De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados não sabem quem é Caiado, enquanto 62% desconhecem Zema. Gusttavo Lima, por sua vez, é mais conhecido, mas também apresenta uma rejeição significativa: 50% dos eleitores afirmam que não votariam nele, contra 29% que apoiariam sua candidatura. Esses números são semelhantes aos registrados para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu