Notícias
Disputa acirrada em Arapiraca deve definir futuro político de lideranças locais
Histórico do município aponta desafios para a reeleição de deputados federais
A entrega política para as eleições de 2026 em Arapiraca já começou, com articulações entre grupos e lideranças na disputa por uma das nove cadeiras alagoanas na Câmara dos Deputados. O cenário eleitoral representa possíveis reconfigurações de alianças e o fortalecimento de nomes que buscam espaço no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Alagoas.
O vereador Rogério Nezinho (MDB), mais votado do partido nas eleições de 2024, confirmou sua candidatura a deputado federal, formando uma dobradinha com seu irmão, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), que tentará a reeleição. Caso eleito, Rogério abrirá vaga na Câmara Municipal de Arapiraca para o suplente Fabinho Tenório, que já articula apoio político.
No grupo situacionista, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) trabalha pela reeleição de seu filho, Daniel Barbosa (PP), que em 2022 recebeu 33.672 votos em Arapiraca. O grupo projeta ampliar esse número para 80 mil no município e 100 mil em todo o estado. No entanto, a reeleição de um deputado federal por Arapiraca não ocorre desde o assassinato de Ceci Cunha, em 1998. O histórico eleitoral do município aponta um padrão de renovação, que impôs derrotas a nomes como Rogério Teófilo e Severino Pessoa.
A candidatura de Rogério Nezinho foi colocada como um obstáculo à reeleição de Daniel Barbosa. O distanciamento político entre Ricardo Nezinho e Luciano Barbosa evidencia a formação de um novo grupo opositor ao prefeito dentro do próprio MDB.
Outro nome na disputa é o do ex-deputado federal Dudu Albuquerque, que tenta voltar à Câmara dos Deputados. Seu filho, o deputado estadual Breno Albuquerque, buscará a reeleição. Dudu, porém, enfrentou dificuldades em Traipu, onde perdeu apoio de lideranças locais.
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Thiago ML (União Brasil) concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa, alinhado com o deputado federal Alfredo Gaspar (União), que tentará permanecer no cargo.
A disputa em 2026 deve seguir a tendência de renovação, com a possibilidade de mudanças significativas na composição da bancada alagoana no Congresso.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Espécie perigosa
Aranhas-marrons tem relação com alterações no clima, diz especialista após Sesau informar mortes suspeitas em Maceió
-
Craque de volta!
Neymar está inscrito no BID e pode estrelar pelo Santos no Paulistão
-
Eita!
BYD cede carros elétricos ao STJ, mas contrato levanta questionamentos
-
Fique atento!
DMTT instala radares educativos nas avenidas de Maceió
-
Atenção!
Alerta do Inmet para chuvas intensas em Alagoas nesta terça-feira (04)