Notícias

Ligação clandestina

Parque aquático em Satuba é flagrado em fiscalização furtando energia elétrica

Por Redação 04/02/2025 17h05
Parque aquático em Satuba é flagrado em fiscalização furtando energia elétrica

Nesta terça-feira (04), a Equatorial Alagoas informou que, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e o 8º Batalhão da Polícia Militar, realizou mais uma ação contra o furto de energia elétrica. A operação ocorreu em um parque aquático situado no município de Satuba, na região metropolitana de Maceió. Durante a fiscalização, nessa segunda-feira (03), a equipe técnica da distribuidora constatou uma ligação clandestina de energia, ou seja, uma conexão feita sem qualquer solicitação oficial à empresa responsável pelo fornecimento. A irregularidade afetava tanto o parque aquático quanto uma empresa de envase de água mineral que operava no local.

A ação resultou na regularização do fornecimento de energia e no registro de um Boletim de Ocorrência (B.O). Segundo a Equatorial Alagoas, o volume de energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 270 residências com consumo médio de 200 kWh por mês.

Stevon Schettino, Superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, enfatizou que a distribuidora tem investido em tecnologia avançada, como monitoramento remoto e inteligência artificial, para identificar irregularidades, tanto em grandes consumidores quanto em unidades de menor porte.

“Realizamos fiscalizações e monitoramento em unidades de todas as classes de consumo. As inspeções da Equatorial são realizadas de forma rotineira em todo o estado de Alagoas, com o objetivo de identificar irregularidades, garantir a qualidade do fornecimento de energia e, acima de tudo, assegurar a segurança das instalações”, destacou o superintendente.

O furto de energia elétrica, popularmente conhecido como "gato", e a fraude de medidores são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, caracterizados como furto e estelionato, respectivamente. A Equatorial Alagoas reforça a importância do combate a essas práticas, pois elas afetam diretamente a qualidade do fornecimento de energia para os consumidores. A distribuidora também alertou que o furto e a fraude de energia geram prejuízos que são repassados para os consumidores, elevando a tarifa da energia elétrica, uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) compensa as perdas causadas por essas práticas fraudulentas.

A Equatorial incentiva os alagoanos a colaborarem com o combate a esse tipo de crime. A denúncia pode ser feita de forma anônima, com a possibilidade de anexar imagens e vídeos que ajudem na investigação. Os consumidores podem registrar suas denúncias através do site oficial da empresa (www.equatorialenergia.com.br) ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 082 0196.

“Fazemos um apelo à sociedade para que mude seu comportamento, pois o furto e as ligações clandestinas de energia não só prejudicam todos os consumidores, mas também colocam a vida das pessoas em risco, podendo causar acidentes graves”, conclui Stevon Schettino.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu